PEP HIV: Indicações, tratamento e seguimento da profilaxia pós-exposição
Quando e como iniciar o tratamento antirretroviral em pacientes com HIV na APS
Estima-se que, ao fim de 2020, 936 mil pessoas viviam com o HIV (PVHIV) no país, das quais 820 mil (88%) estavam diagnosticadas; 82% (766 mil) haviam sido vinculadas a algum serviço de saúde; e 691 mil (74%) estavam em acompanhamento nos serviços. Observa-se cobertura antirretroviral de 71% (666 mil) e supressão viral [Carga Viral (CV) inferior a 50 cópias/mL] de 63% (594 mil) entre todos os indivíduos infectados pelo HIV.¹
Por Diane MoreiraAlterações endócrinas na AIDS é tema do PROENDÓCRINO
Como se sabe, as pesquisas relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) já comprovaram que o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é capaz de realizar fusão com a célula do hospedeiro. Deste modo, ele se integra ao DNA humano e replica-se repetidamente. Assim, o HIV pode abalar o sistema endocrinológico quase que por completo.
Por Redação ArtmedSífilis: população brasileira enfrenta epidemia da doença
A cada ano, aproximadamente 5,6 milhões de homens e mulheres contraem sífilis mundo afora, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o aumento de casos de sífilis adquirida, congênita e entre gestantes aumentou exponencialmente entre 2010 e 2016.
Por Redação ArtmedHIV: UNAIDS relança banco de dados mundial sobre o vírus
Mais de 36 milhões de pessoas são portadoras de HIV ao redor do mundo. Desse total, cerca de 15 milhões vivem sem acesso à terapia antirretroviral. Os dados são do Atlas das Populações-Chave, divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
Por Redação Artmed