Prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI): o que é, datas e como funciona
Ainda que a medicina intensiva tenha se consolidado como especialidade apenas na metade do século vinte, a área é uma das que mais crescem em número de profissionais. Sua relevância clínica também se desenvolve a passos largos, impulsionada por fenômenos como a pandemia da Covid-19, por exemplo. Uma das formas de ingressar na profissão é através da prova de título de medicina intensiva (área adulto).
As inscrições para o exame de 2024 já estão abertas e vão até 31 de julho.
O certame para obtenção do título conta com três etapas eliminatórias: teórica, prática e análise curricular.
No dia 30 de agosto, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), organizadora da prova e concessora do título, fará a divulgação da lista de candidatos habilitados para a prova teórica, que ocorre no dia 12 de novembro. Os candidatos classificados realizam a prova prática no dia 17 do mesmo mês.
Para que você não perca nenhum detalhe deste momento importante para a sua carreira, preparamos um artigo com informações relevantes sobre a prova de título de medicina intensiva e dicas para se preparar para o exame. Boa leitura.
O que é a prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI)?
O exame para a prova de título em medicina intensiva “tem como objetivo identificar profissionais médicos com formação acadêmico-científica adequada e aptos a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência”, conforme
edital da AMIB
.
A aprovação no Exame de Suficiência para obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI) — área adulto — é requisito fundamental para a obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva e o devido reconhecimento perante a AMIB e o Conselho Federam de Medicina (CFM).
Datas TEMI 2024
Não perca as datas importantes do TEMI, como inscrição, envio de documentos, provas e recursos. Acompanha o cronograma:
Abertura das inscrições
- A partir das 18h00, 31/07/2024
Encerramento das inscrições
- Até as 18h00, 31/07/2024
Data limite para anexar a documentação
- Até as 18h00, 30/08/2024
Divulgação da lista de candidatos habilitados para a prova teórica
- Até as 18h00, 06/09/2024
Data limite para anexar a documentação em exigência após análise
- Até as 18h00, 11/10/2024
Data limite para anexar os certificados da avaliação curricular
- Até as 18h00, 12/11/2024
Aplicação da prova teórica
- 10h00 às 14h00 (horário de Brasília), 12/11/2024
- Em São Paulo – SP, no Transamerica Expo Center
Divulgação do gabarito preliminar e caderno de questões
- Até as 18h00, 12/11/2024
Divulgação da lista parcial de aprovados na prova teórica
- Até as 18h00, 12/11/2024
Data de início para interposição de recurso da prova teórica
- A partir das 18h00, 14/11/2024
Data limite para encaminhar recurso(s) da prova teórica
- Até as 18h00, 16/11/2024
Resultado do(s) recurso(s)/divulgação do gabarito final/Notas da prova e lista de habilitados para a prática:
- Até as 18h00, 17/11/2024
Aplicação da prova prática
- 08h00 às 18h00 (ou até a avaliação do último candidato), 20/11/2024
- Em São Paulo – SP, no Transamerica Expo Center
Divulgação do caderno de questões e espelho de correção da prova
- A partir das 18h00, 20/11/2024
Data de início para encaminhamento de recurso da prova prática
- A partir das 18h00, 20/11/2024
Data limite para encaminhar recurso(s)
- Até as 18h00, 25/11/2024
Resultado do(s) recurso(s)/resultado do exame e lista de aprovados
- 10/01/2025
Quem pode fazer a prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva?
Podem participar da prova de título em medicina intensiva profissionais de medicina que cumpram ao menos um dos requisitos abaixo, desde que comprovados através de documentação:
- Candidatos com Treinamento Específico em Medicina Intensiva em Serviço Credenciado pela CNRM deverão apresentar o certificado de conclusão de residência médica (RM) em Medicina Intensiva, emitido pela CNRM.
- Candidatos com Treinamento Específico em Medicina Intensiva em Centro Formador Credenciado pela AMIB: Programa de Especialização em Medicina Intensiva – PEMI deverão apresentar o certificado de conclusão do PEMI, emitido e regularizado pela AMIB.
- Candidatos que realizaram RM ou especialização em Medicina Intensiva no exterior (em sociedade parceira da AMIB) deverão apresentar o certificado correspondente que só será aceito se validado de acordo com as normas da CNRM (conforme ANEXO II) ou por aquelas estabelecidas no ANEXO I do Edital, relacionadas à especialização. A análise final compete à Comissão do TEMI.
- Candidatos realizando o último semestre do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva (REMI), em Serviço Credenciado pela CNRM ou Programa de Especialização em Medicina Intensiva AMIB (PEMI) na data da prova.
Fique atento:
os residentes em medicina intensiva (remi) e especializandos AMIB (PEMI) cursando o último ano, que participarem do teste de progresso realizado pela AMIB nos anos de 2023 e 2024 serão isentos da prova teórica apenas se obtiverem nota mínima de 6,0 (seis) no último dos dois testes.
Taxa de inscrição do TEMI 2024
A inscrição tem valores diferentes para candidatos associados à AMIB. Mas, para validar o desconto, é preciso enviar comprovante de adimplência para a Associação para efetivar a participação no certame.
- Associados AMIB| AMB adimplentes: R$ 1.795,00
- Não associados ou associados inadimplentes: R$3.190,00
Como funciona a prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva?
As provas serão conduzidas durante o XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva – CBMI, que será realizado no Transamerica Expo Center, localizado na Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo – SP.
A prova teórica será composta por noventa questões de múltipla escolha
, apresentando quatro alternativas e apenas uma resposta correta.
A duração da prova será de quatro horas
. Essa etapa é discriminatória e eliminatória, pontuada de zero a dez, com todas as noventa questões tendo o mesmo peso. A nota mínima para aprovação é cinco.
A segunda etapa é a da prova prática
, que avaliará habilidades, atitudes e competências necessárias para o exercício da medicina intensiva, por meio de
casos clínicos e simulações práticas em estações, com base em situações cotidianas do exercício da especialidade
. A etapa tem por objetivo não apenas avaliar capacidades cognitivas, mas principalmente a competência do candidato em aplicar seus conhecimentos teóricos e clínicos em situações reais e complexas.
Já a avaliação curricular será baseada exclusivamente nos documentos anexados
. Serão pontuadas apenas as atividades pertinentes à Especialidade, com peso que varia de cinquenta a cem pontos, com peso um na nota final, não excedendo 10% do valor total da pontuação máxima. A documentação válida para avaliação curricular compreende o período de 01 de janeiro de 2020 a 11 de outubro de 2024.
Como se preparar para a prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI)?
A medicina intensiva é uma das especialidades de maior complexidade na medicina, já que, na prática, a atuação exige competências multidisciplinares. Por isso, é importante se preparar para exames como o TEMI, a partir de conteúdos relevantes e atualizados com as principais diretrizes da área.
O
Preparatório para Título de Especialista em Terapia Intensiva da Artmed 360
é elaborado por médicos vinculados à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal da São Paulo (Unifesp). Ao todo, são 76 horas de conteúdo, incluindo videoaulas, material de apoio e simulados para você testar seus conhecimentos e se preparar com mais segurança.
Estudar a partir da experiência prática de grandes nomes confere credibilidade aos seus estudos. Assim, você se conecta com o que há de mais relevante na terapia intensiva, se atualiza sobre a prática clínica e ainda eleva as possiblidades de aprovação no exame.
e comece hoje mesmo a trilhar seu caminho rumo ao título de especialista.