O MAIOR ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL
O MAIOR ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL
Uma das coisas mais legais do meu primeiro ano da faculdade de medicina (do ponto de vista acadêmico) foi aprender a Escala de Coma de Glasgow — em inglês, Glasgow Coma Scale (GCS). Entre tantos conteúdos de anatomia, fisiologia, farmacologia e biofísica, a Escala de Coma de Glasgow era um conceito escancaradamente prático, usado todos os dias no pronto-socorro, tanto pelos acadêmicos e internos, como também pelos chefes do serviço. (Veja a aula sobre a Escala de Glasgow do Jaleko.)
Por Nicolas TeixeiraImagine se fosse com você.
Por Nicolas TeixeiraVocê certamente já conhece as drogas vasoativas (fármacos que agem de forma rápida e intensa no sistema cardiovascular), sabe as principais características de cada uma delas e como elas interagem com cada subtipo de receptor adrenérgico. Afinal, nós conversamos sobre isso aqui.
Por Nicolas TeixeiraNorepinefrina, adrenalina, dobutamina, vasopressina… É praticamente impossível entrar em uma unidade de terapia intensiva e não ver alguma (ou algumas) dessas drogas vasoativas (DVAs) sendo administrada nas bombas de infusão contínua.
Por Nicolas Teixeira