Atribuições do farmacêutico na logística de distribuição de medicamentos
Remédios antidepressivos: saiba quais substâncias trazem risco em razão da interação medicamentosa
A utilização de remédios antidepressivos é cada vez maior entre os pacientes brasileiros. Em 2016, por exemplo, o consumo desses medicamentos cresceu 18,2% na comparação com o ano anterior. O mercado nacional de antidepressivos, por sua vez, aumentou 12% em 2015, segundo um levantamento da empresa norte-americana IMS Health. Os farmacêuticos são diretamente afetados por esse movimento. Eles têm a responsabilidade de auxiliar os pacientes no processo de administração dos antidepressivos, controlando as interações dos fármacos com outros remédios e substâncias.
Por Redação ArtmedO papel da farmacoterapia no envelhecimento populacional
O aumento da expectativa é uma realidade global. Como consequência, as enfermidades entre a população também aumentam. É nesse cenário que o envelhecimento demográfico no Brasil chama atenção como o mais acelerado do mundo, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).
Por Redação ArtmedDiagnóstico precoce de diabetes e orientação ao enfermo são atribuições da assistência farmacêutica
Em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou seu primeiro relatório sobre diabetes. O documento indica que, a cada ano, a doença é responsável por 5% de todas as mortes globais. Não à toa, a enfermidade é tratada como uma epidemia. No Brasil, a diabetes atinge 8,9% da população. E é por isso que a assistência farmacêutica é importante nesse cenário.
Por Redação Artmed