Confira estratégias para realizar o diagnóstico de autismo infantil
Nova puericultura: o que deve mudar na atuação do pediatra?
A dinâmica dos atendimentos prestados por pediatras mudou. Novas diretrizes alteraram a atuação do profissional, cujo objetivo é proporcionar o acompanhamento mais completo e acolhedor para a criança e sua família. É exatamente disso que trata a nova puericultura, tema destacado no 39° Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado em outubro em Porto Alegre (RS).
Por Redação ArtmedSedação infantil e anestesia geral: guia completo de procedimentos necessários
Quando o paciente pediátrico sente algum tipo de dor por consequência de um procedimento, a anestesia geral e a sedação infantil são as principais medidas a serem tomadas. O processo exige que o pediatra siga diversos passos, desde a avaliação prévia até o acompanhamento após a sedação.
Por Redação ArtmedPsicologia da educação: onde atuar, principais atividades e como se capacitar
A adolescência é a fase em que ocorrem algumas das transformações mais drásticas do ser humano. Isso não diz respeito apenas às questões físicas, mas aos novos horizontes e responsabilidades que a passagem para a vida adulta traz. É a partir daí que entra em cena a psicologia da educação.
Por Redação ArtmedComo o pediatra deve orientar as famílias sobre busca de informações na internet
Mais do que nunca, pediatras precisam desenvolver novas habilidades de comunicação – inclusive para orientar pacientes a buscar informações. Isso porque, com a internet, o diagnóstico pode estar à distância de um clique. Tamanha facilidade criou uma geração de cibercondríacos, como são chamados os indivíduos que recorrem ao “Doutor Google” antes de consultar um especialista.
Por Redação ArtmedComo a psicologia clínica contribui para o tratamento de pacientes com doenças crônicas
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são aquelas que não oferecem risco de morte iminente, mas que impõem condições incapacitantes no cotidiano de pacientes a longo prazo. No Brasil, elas atingem 45% da população – com ênfase em pessoas que sofrem doença renal, hipertensão, asma e diabetes. Por se tratar de um estado patológico permanente, o tratamento requer acompanhamento psicológico, além de exames e medicamentos.
Por Redação ArtmedHipertensão pulmonar neonatal: o que é fundamental no diagnóstico?
Embora potencialmente muito grave, a hipertensão pulmonar neonatal é atípica: afeta aproximadamente um a cada 1.500 nascimentos. A condição pode causar complicações e problemas de saúde imediatos e a longo prazo.
Por Redação Artmed