Danos evitáveis: medidas de segurança do paciente ajudam a prevenir erros na medicina
Comunicação efetiva e segurança do paciente durante a COVID-19: reflexões da equipe de enfermagem
O período de pandemia da COVID-19, uma doença que atingiu os cinco continentes e causou graves consequências físicas, psíquico-sociais, políticas, econômicas e até culturais, tem exposto diariamente os desafios da saúde pública no mundo. O dashboard não é nada agradável, demonstrando seriamente a vulnerabilidade que ainda estamos passando com a circulação do vírus SARS-Cov-2 e suas variantes e mutações.
Por Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Segurança, Sustentabilidade e Gestão em Saúde da Universidade Federal do Rio de JaneiroSaiba por que aderir aos treinamentos para admissão de enfermeiros
Um dos desafios enfrentados pelas instituições de saúde diz respeito à adaptação e admissão de enfermeiros aos locais de trabalho. Para facilitar a integração, algumas organizações estão adotando programas formais de orientação a profissionais recém-admitidos. Os treinamentos contemplam aspectos como rotina, procedimentos e protocolos institucionais.
Por Redação ArtmedIndicadores de saúde: qual é a relação com a segurança do paciente?
O melhor cuidado é aquele que maximiza o bem-estar do paciente, envolvendo qualquer melhoria de processo que possa gerar indicadores de saúde positivos. Cuidados inseguros resultam em expressivas morbidade e mortalidade que poderiam ser evitadas, gastos adicionais com a manutenção dos sistemas de saúde e indicadores de saúde, e, acima de tudo, representam uma grande preocupação na atualidade.
Por Colunista SecadNovo ciclo do PROFISIO Terapia Intensiva aborda a segurança do paciente
A segurança do paciente, infelizmente, ainda não é realidade no cotidiano dos serviços de saúde brasileiros. Na fisioterapia, o assunto se restringe à redução do risco de quedas e de úlceras por pressão. Ainda que não haja um consenso, a proteção do paciente envolve outros aspectos, como a correta prescrição e administração de medicações.
Por Redação Artmed[VÍDEO] Síndrome da pele escaldada é a mais grave das lesões bolhosas
A síndrome da pele escaldada estafilocócica se manifesta por bolhas na pele, principalmente no tronco e nas extremidades. Pacientes também costumam apresentar irritabilidade e febre – por serem comuns, esses eventos que podem encobrir o diagnóstico do quadro.
Por Redação ArtmedPrevenção de eventos adversos no manejo de cateter enteral em pediatria
O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em todos estabelecimentos de saúde. O assunto tem adquirido grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, e tem a finalidade de oferecer uma assistência mais segura. Os incidentes associados ao cuidado e, em particular, os eventos adversos (e sua prevenção através do cateter enteral em pediatria), representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde1.
Por Colunista Secad