Diagnóstico diferencial de TEA a partir de um caso clínico
Conceitos fundamentais para avaliação de indivíduos com risco de estarem dentro do espectro autista
Como citar este artigo: Anjos Filho, N. C. dos & Neufeld, C. B. (2023, 25 mai.). Conceitos fundamentais para avaliação de indivíduos com risco de estarem dentro do espectro autista. Blog Artmed.Os transtornos do neurodesenvolvimento se manifestam cedo na vida dos indivíduos e são caracterizados por déficits no desenvolvimento que ocasionam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Tais déficits podem variar ao englobar limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência (American Psychiatric Association, 2014). No grupo desses transtornos está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo este uma condição heterogênea do neurodesenvolvimento composta por um amplo “espectro” de características topográficas e prejuízos neuropsicológicos (Birtwell et al., 2016; Schwartzman, 2015).
Por Nilton CorreiaConfira estratégias para realizar o diagnóstico de autismo infantil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge uma em cada 160 crianças. Nesse contexto, o diagnóstico de autismo e a intervenção devem ser precoces, feitos por um pediatra e uma equipe multidisciplinar. Isso é fundamental para evitar o agravamento dos sintomas.
Por Redação Artmed