Medicina Neonatal: conhecimentos fundamentais para reduzir a mortalidade de recém-nascidos
PRORN completa 17 anos como ferramenta essencial à atualização de pediatras e neonatologistas
Em 2002, duas das mais importantes editoras ibero-americanas – a brasileira Artmed Editora e a argentina Editorial Médica Panamericana – uniram forças e criaram o Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad). A iniciativa chegou ao mercado brasileiro com o lançamento do primeiro ciclo do Programa de Atualização Profissional em Neonatologia (PRORN), que chega agora à sua 17ª edição e soma mais de 3 mil inscritos.
Por Redação ArtmedManejo clínico de hemorragia intracraniana é um dos assuntos do novo ciclo do PRORN
A evolução neurológica de recém-nascidos pré-termo (RNPT) representa uma das maiores preocupações na UTI. Isso porque a ocorrência de hemorragia intracraniana pode gerar danos severos ao desenvolvimento do paciente – entre eles, paralisia cerebral, retardo mental e hidrocefalia.
Por Redação ArtmedAleitamento materno e sexualidade: assunto tabu tem impacto direto na saúde do recém-nascido
Os benefícios do aleitamento materno para o bebê são indiscutíveis. Até os seis meses de idade, como se sabe, a alimentação deve ser feita exclusivamente com o leite da mãe. A medida previne doenças e fortalece o sistema imunológico da criança. Já para a lactante, o aleitamento auxilia na perda de peso após a gravidez, reduz os riscos de anemia e hemorragia pós-parto e ainda protege contra câncer de mama e ovários. Apesar dessas e de outras vantagens, muitas mães interrompem a amamentação natural antes do tempo.
Por Redação ArtmedInflamação durante gravidez pode afetar função cerebral do bebê
O processo inflamatório é uma resposta normal às infecções que se instalam no corpo humano. Contudo, a inflamação grave em gestantes pode resultar em efeitos massivamente negativos. Exemplo disso é o vírus Zika, que resultou em mais de 3 mil casos de malformações até agora no Brasil.
Por Redação ArtmedCientistas encontram novo tipo de célula no leite materno
Diversas pesquisas comprovam, há décadas, os benefícios do leite materno para o sistema imunológico do bebê. Tanto que a amamentação na primeira hora após o parto reduz a mortalidade neonatal. Quando encorajado, o aleitamento materno exclusivo por seis meses protege de infecções gastrointestinais e desnutrição. E mais: reduz o risco de obesidade na adolescência.
Por Redação ArtmedNascimento Seguro: pediatras apresentam novas diretrizes
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou no dia 23 de abril um documento científico que estabelece condutas para o nascimento seguro de bebês no país. De acordo com o texto, o objetivo é “alinhar conceitos de organização e sistematização da assistência perinatal e traçar diretrizes que resultem em práticas clínicas potencialmente melhores na atenção neonatal.” A publicação, que pode ser acessada por todos no site da SBP, também será enviada por e-mail aos profissionais da área.
Por Redação Artmed