Novo programa de atualização aborda a Emergência Pediátrica
O que você precisa saber sobre manejo de crise de asma na emergência pediátrica
A asma é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Portanto, seu manejo correto no serviço de emergência é extremamente importante. Diante de uma crise de asma, a medida a ser tomada dependerá dos sinais de alarme e da idade do paciente. A faixa etária é dividida entre crianças maiores ou menores de cinco anos.
Por Redação ArtmedDiagnóstico de bronquiolite viral aguda (BVA): bases clínicas e avaliação da gravidade
A bronquiolite viral aguda (BVA) é a infecção respiratória aguda mais comum em lactentes com menos de dois anos, sendo que a incidência é maior em bebês abaixo dos seis meses. Embora reconhecida por ser associada à grande morbidade, a doença apresenta um desafio para a padronização de sua definição.
Por Redação ArtmedReconhecimento da emergência pediátrica no Brasil amplia mercado de trabalho
Apesar de a prática da medicina de emergência ser antiga no Brasil, apenas em 2015 foi reconhecida como especialidade na área da saúde. Simultaneamente, outras áreas se beneficiaram, como é o caso da emergência pediátrica. A aprovação da especialização da atenção ao paciente infantil aconteceu depois de uma reunião da Comissão Mista de Especialidades (CME), da qual fazem parte a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Por Redação ArtmedBronquiolite e pneumonia aguda são temas do novo ciclo do PROEMPED
O inverno costuma levar uma série de emergências à rotina pediátrica. A bronquiolite e a pneumonia aguda são algumas das complicações mais complexas, que podem inclusive levar a óbito. Com o encerramento da estação, é hora de fazer um balanço e revisar os sinais de cada doença a fim de se preparar para a próxima temporada.
Por Redação Artmed[VÍDEO] Crises epiléticas: como abordar o paciente na emergência pediátrica
A epilepsia é uma doença neurológica crônica que caracteriza-se por recorrentes crises epiléticas – movimentos involuntários que podem ser focais, quando envolve apenas uma parte do corpo, ou generalizados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas sofrem com o transtorno ao redor do mundo.
Por Redação Artmed