O papel do enfermeiro na resposta a casos de arritmias atriais
Diretriz de insuficiência cardíaca 2022: o que há de novo?
Como citar este artigo: Hastenteufel, L.C.T. & Rados, D. R. V. (2022, 12 abr.). Diretriz de insuficiência cardíaca 2022: o que há de novo?. Blog Artmed. https://artmed.com.br/artigos/diretriz-de-insuficiencia-cardiaca-2022-o-que-ha-de-novo
Por Laura HastenteufelCardio-oncologia: conheça as novas diretrizes
As doenças cardiovasculares (DCV) e oncológicas são as que mais matam no mundo. Juntas, elas são responsáveis por 27 milhões de óbitos ao ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por Redação ArtmedMulher atleta é foco de atualização de diretriz da SBC
Não há dúvida que atividades esportivas promovem a saúde e o bem-estar de qualquer indivíduo. Mas é importante, também, considerar que elas podem provocar mudanças físicas em quem se dedica a uma rotina de exercícios. Esse aspecto, inclusive, precisa ser levado em consideração na análise dos resultados de exames aplicados em mulheres – pois podem acarretar em alterações no diagnóstico.
Por Redação ArtmedSecad e ABRAMEDE lançam curso online sobre Cardiologia na Medicina de Emergência
As doenças cardiovasculares são, atualmente, a maior causa de óbitos no Brasil. A média é de 360 mil mortes por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Outro dado significativo é que, só em 2017, 82% das internações cardiológicas foram consideradas emergenciais.
Por Redação ArtmedNovas diretrizes de MAPA e MRPA pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou as diretrizes para a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e à Monitorização Residencial de Pressão Arterial (MRPA). As mudanças já consideram os novos limites “normais” de pressão arterial (PA), revistos pela American Heart Association (Associação Americana do Coração) e do American College of Cardiology (Colégio Americano de Cardiologia). “Tivemos muito cuidado na revisão final do texto sob esse ponto de vista”, escrevem os coordenadores responsáveis pelas novas diretrizes de MAPA e MRPA, no documento publicado pela SBC.
Por Redação ArtmedBCAAs podem diagnosticar precocemente doenças derivadas da diabetes
Não é de hoje que a medicina reconhece uma clara associação entre a diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares (DCVs). Alguns estudos atestam essa sobreposição e apontam os problemas cardíacos como responsáveis por 80% dos óbitos de portadores de diabetes tipo 2 (DM2). Além disso, ambas as patologias são silenciosas e de desenvolvimento em longo prazo.
Por Redação Artmed