Siddhartha Mukherjee: estudo compara os efeitos da dieta no tratamento contra o câncer
Farmácia: a atuação em oncologia e elaboração de medicação quimioterápica
No Brasil, o câncer é a segunda maior causa de mortes por enfermidades, superada apenas pelas doenças cardiovasculares. A previsão é de que nos próximos dez anos o país registre um aumento de 42% nos casos oncológicos. O indicador é ainda mais alto que o verificado na última década, quando a elevação foi de 28%, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer divulgados pela Sociedade Brasileira de Oncologia (SBO).
Por Laura HastenteufelPerfil epidemiológico do câncer de boca: como enfrentar o aumento de casos
O câncer de boca (carcinoma epidermoide) é o tipo mais comum de neoplasias de cabeça e pescoço. Para o triênio que compreende de 2020 a 2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o Brasil registre 15 mil novos casos. Fatores de risco para a doença, o tabagismo e o consumo e álcool tiveram aumento expressivo em meio à pandemia de Covid-19.
Por Redação ArtmedHipercalcemia em pacientes oncológicos: como tratar
Os cânceres de próstata, de mama e de pulmão estão entre as neoplasias mais comuns no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É nessas enfermidades que a hipercalcemia mais se manifesta. A condição diz respeito ao excesso de cálcio no sangue e acomete cerca de 30% dos pacientes oncológicos – e, por isso, acaba sendo um dos principais indicadores para o diagnóstico de malignidades.
Por Redação ArtmedAtividades físicas no tratamento oncológico: benefícios e cuidados
O câncer está entre as principais causas de morte no mundo, atrás apenas do acidente vascular cerebral (AVC) e das cardiopatias. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma em cada seis mortes no planeta acontecem em decorrência da doença, que em 2018 levou 9,6 milhões de pessoas a óbito.
Por Redação ArtmedNovembro Azul: estado de saúde define tratamento do câncer de próstata
Movimento iniciado na Austrália em 2003, o Novembro Azul tem como propósito a conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata (CaP). A doença é, hoje, o segundo carcinoma que mais causa óbitos entre homens no mundo.
Por Redação ArtmedImunoterapia com nova abordagem reverte câncer em paciente terminal
Pela primeira vez, uma mulher com câncer de mama em estágio metastático teve o quadro revertido. E viu o tumor desaparecer. O caso foi registrado por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, e publicado no início de junho pela revista científica Nature Medicine. Para reverter o câncer metastático na paciente de 49 anos, os cientistas fizeram um novo procedimento aplicado à imunoterapia – tratamento que estimula, aumenta ou inibe a resposta imunológica por meio da administração de substâncias biológicas.
Por Redação Artmed