Zika vírus: conheça os modos de transmissão
Fertilidade: quando indicar o exame de reserva ovariana
A gravidez tardia constitui uma tendência mundial em fertilidade. Muitas mulheres deixam a reprodução em segundo plano, enquanto dão preferência à carreira e a outras prioridades. No Brasil, a opção por ter filhos após os 35 anos cresceu 65% nos últimos 20 anos. Contudo, nesta faixa etária, a quantidade de óvulos saudáveis fica mais escassa, o que acarreta riscos tanto para a mãe como para o feto.
Por Redação Artmed3 precauções para a realização da amniocentese
Exame eficaz para diagnóstico de problemas genéticos e cromossômicos do feto ainda durante a gestação, a amniocentese é indicada especialmente para gestantes acima dos 35 anos. O exame ainda é recomendado quando as gestantes apresentam histórico familiar de doenças genéticas. Anormalidades verificadas durante exames de sangue ou de ultrassonografia também podem indicar a necessidade de realização do exame.
Por Redação ArtmedTrês estratégias para prevenir as lacerações perineais
Lacerações perineais sofridas durante o parto podem significar perda na qualidade de vida de muitas mulheres. Desde os primeiros dias, a dor pélvica causa desconforto, dificultando o contato com o recém-nascido tanto no colo como na amamentação. Se não tratados, esses sinais podem agravar o quadro da paciente, gerando dor pélvica crônica, além de dispareunia, disfunção sexual e distopias genitais.
Por Redação ArtmedAtualização em Ginecologia e Obstetrícia: confira entrevista com diretor da Febrasgo
Para entendermos melhor como a atualização em ginecologia e obstetrícia reflete na área da saúde, a redação do Secad conversou sobre o assunto com o diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dr. Juvenal Barreto B. de Andrade. Veja o que o profissional declara como imprescindível para o aprimoramento constante de ginecologistas e obstetras.
Por Redação Artmed