A importância de atualização para fisioterapeutas de terapia intensiva
Reabilitação fisioterapêutica da meningite: como reduzir o impacto das sequelas
As meningites têm diversas etiologias, sendo a meningite bacteriana uma das causas mais relevantes. Isso porque ela geralmente tem maior letalidade. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada cinco pacientes convivem com sequelas da meningite bacteriana de longa duração. Alguns exemplos são perda de audição e visão, sequelas neurológicas e deficiência cognitiva.
Por Redação Artmed5 habilidades que o profissional da saúde precisa desenvolver
A atuação na área da saúde exige compromisso com a vida e o bem-estar das pessoas atendidas em qualquer nível de atendimento – hospitais, ambulatórios, clínicas. Para oferecer o melhor cuidado possível, os profissionais precisam de habilidades que vão além das técnicas e teorias aprendidas nos cursos de qualificação.
Por Redação ArtmedAtuação da Fisioterapia na reabilitação cardiovascular
As doenças cardiovasculares estão entre as doenças com maior morbimortalidade no mundo. E são doenças muito prevalentes na população brasileira. As pessoas afetadas apresentam perda na qualidade de vida e frequentemente demandam atendimento, como o que pode ser realizado pela reabilitação cardiovascular.
Por Redação ArtmedFisioterapia obstétrica: como é a atuação no parto humanizado
O parto humanizado ou natural deveria ser considerado uma prática padrão. Mas não é – ao menos no Brasil. Cerca de 55% dos nascimentos no país são por cesárea, enquanto o índice tolerável e adequado seria de 15%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por Redação ArtmedFisioterapia: como tratar a dismetria muscular dos membros inferiores
A desproporção das pernas é comum na população. A chamada dismetria muscular dos membros inferiores interfere no comprimento e, às vezes, na funcionalidade dos membros. É nesse contexto que se deve recorrer à intervenção fisioterápica, a fim de liberar a fáscia – como é conhecido o sistema do tecido muscular.
Por Redação ArtmedCardiointensivismo: por que a área é promissora para fisioterapeutas
Entre o começo do ano e meados de maio, cerca de 155 mil brasileiros foram a óbito em decorrência de doenças cardiovasculares. Mesmo se tratando da principal causa de mortes no país, e dos esforços para conter o problema, o Ministério da Saúde calcula um aumento de até 250% nas ocorrências até 2040.
Por Redação Artmed