Como a medicina baseada em evidências ajuda na relação médico-paciente
Medicina veterinária preventiva: estratégias de atuação
A medicina veterinária pode ser curativa ou preventiva, assim como acontece no cuidado humano. Tempos atrás, a própria formação veterinária era voltada ao tratamento e ao controle de doenças. Hoje, no entanto, com o aumento da presença de animais entre as famílias, o foco da formação migrou para a promoção da saúde e a prevenção de patologias. Como os tutores se preocupam cada vez mais com o bem-estar dos pets, as práticas preventivas se tornaram mais presentes a fim de garantir a qualidade de vida e a longevidade dos animais.
Por Redação ArtmedConheça as possibilidades da medicina preventiva
A medicina preventiva surgiu como uma alternativa ao modelo curativo, cujo foco estava exclusivamente na doença e no controle de seus desdobramentos. O objetivo era desenvolver uma forma de cuidado que olhasse o organismo como um todo e fosse capaz de reduzir a incidência das patologias.
Por Redação ArtmedO que você precisa saber sobre prevenção, evolução e tratamento do câncer do colo de útero
O câncer do colo de útero é uma doença de desenvolvimento lento, que frequentemente não apresenta sintomas na fase inicial. Apesar de ser uma patologia silenciosa, seus impactos na saúde feminina podem ser graves: quando não tratado, o quadro provoca sangramento vaginal intermitente, dores abdominais intensas e pode gerar metástases.
Por Redação Artmed