Como a tecnologia pode facilitar o atendimento de pacientes de pediatria
Como o pediatra deve orientar as famílias sobre busca de informações na internet
Mais do que nunca, pediatras precisam desenvolver novas habilidades de comunicação – inclusive para orientar pacientes a buscar informações. Isso porque, com a internet, o diagnóstico pode estar à distância de um clique. Tamanha facilidade criou uma geração de cibercondríacos, como são chamados os indivíduos que recorrem ao “Doutor Google” antes de consultar um especialista.
Por Redação ArtmedPRORN completa 17 anos como ferramenta essencial à atualização de pediatras e neonatologistas
Em 2002, duas das mais importantes editoras ibero-americanas – a brasileira Artmed Editora e a argentina Editorial Médica Panamericana – uniram forças e criaram o Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad). A iniciativa chegou ao mercado brasileiro com o lançamento do primeiro ciclo do Programa de Atualização Profissional em Neonatologia (PRORN), que chega agora à sua 17ª edição e soma mais de 3 mil inscritos.
Por Redação ArtmedConfira estratégias para realizar o diagnóstico de autismo infantil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge uma em cada 160 crianças. Nesse contexto, o diagnóstico de autismo e a intervenção devem ser precoces, feitos por um pediatra e uma equipe multidisciplinar. Isso é fundamental para evitar o agravamento dos sintomas.
Por Redação ArtmedProgramas de Residência em Pediatria terão nova carga horária a partir de 2019
Um dos mais antigos programas reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), a residência em pediatria ganhou novas diretrizes em 2016. Entre elas está a alteração da carga horária, que passa a vigorar a partir de 2019, quando todos os programas deverão oferecer treinamento de 36 meses, além de jornada de trabalho de 60 horas semanais – sendo 40 horas para atividades rotineiras e 20 horas para plantões.
Por Redação ArtmedConfira um passo a passo de reanimação neonatal
A agilidade nos procedimentos de risco é fundamental para garantir a estabilização do quadro de recém-nascidos prematuros. Nesse contexto, as medidas de assistência do Programa de Reanimação Neonatal orientam sobre os procedimentos a serem adotados nos partos ocorridos com menos de 34 semanas de gestação. Essas diretrizes foram estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Por Redação ArtmedManejo clínico de hemorragia intracraniana é um dos assuntos do novo ciclo do PRORN
A evolução neurológica de recém-nascidos pré-termo (RNPT) representa uma das maiores preocupações na UTI. Isso porque a ocorrência de hemorragia intracraniana pode gerar danos severos ao desenvolvimento do paciente – entre eles, paralisia cerebral, retardo mental e hidrocefalia.
Por Redação Artmed