Como diagnosticar e tratar casos de artrite aguda em crianças e adolescentes

Cuidados paliativos em pediatria
Se cuidado paliativo já é um tema controverso, alvo de muitas polêmicas e interpretações equivocadas, como a associação com abreviação da vida e diminuição de cuidados, sua aplicação pediátrica é ainda mais vista a partir de tabus e receios. É essa visão que queremos desfazer aqui.
Por Ricardo CostaCrise de asma infantil: sintomas, diagnóstico e tratamento
No artigo sobre o manejo de asma na pediatria, lembramos que a asma é uma doença crônica caracterizada por broncoespasmos episódicos e reversíveis, que são as exacerbações da doença, mas popularmente conhecidas como crises.
Por Ricardo CostaSepse e choque séptico na pediatria
Sepse é um dos temas mais importantes na pediatria, dado que aproximadamente 10% das admissões nas UTIs pediátricas estão associadas a este diagnóstico.
Por Ricardo CostaComo tratar asma na pediatria?
A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas inferiores. É um processo complexo, multifatorial e imunemediado. Caracterizada por broncoespasmos episódicos e reversíveis, em resposta a infecções e fatores ambientais, tem apresentação diversa, com chiado, tosse (seca e pior à noite), aperto no peito e falta de ar, podendo ser leves a graves e com risco de vida.1,2
Por Ricardo Costa3 médicos que marcaram a história da pediatria
As primeiras faculdades de medicina no Brasil foram fundadas por Dom João VI logo após a chegada da realeza portuguesa no país, em 1808. Inicialmente, os profissionais da área atendiam todos os públicos, mas com o tempo, começaram a se especializar como forma de lidar com a grande concorrência na profissão. O ensino da pediatria, por exemplo, foi regulamentado apenas em 1882, levando à redução do alto índice de mortalidade infantil.
Por Redação ArtmedComo alimentar um bebê?
Durante todo o período gestacional, uma das inúmeras preocupações da futura mamãe é saber como e quando alimentar um bebê de forma satisfatória. São muitos termos, definições, prazos, e tudo tem que dar certo. Uma alimentação adequada é constituída de leite materno em conjunto com alimentos introduzidos no momento correto para complementar o aleitamento materno. Por isso é importante entender alguns conceitos e conhecer o passo a passo recomendado pelas organizações e ministérios da saúde.
Por Cíntia Mello