Entenda as contribuições da bioética para a saúde do século 21
Medicina de família e comunidade: a interprofissionalidade no SUS
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia da Saúde e da Família (ESF) caracteriza-se como um modo de organizar a atenção básica, também denominada Atenção Primária à Saúde (APS). A dinâmica se destaca como a principal porta de entrada da comunidade junto ao sistema público.
Por Redação ArtmedMonitoramento e avaliação são as principais estratégias para qualidade da atenção básica
No Brasil, como em qualquer país, as políticas públicas de saúde são criadas com base nas principais demandas do setor. Na atenção básica, conhecida como a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), não é diferente. Vem daí a necessidade de monitoramento e avaliação (MA) dos indicadores de qualidade dos serviços. A gestão de estratégias, como a saúde da família, também depende de parâmetros colhidos pelos atores envolvidos na assistência.
Por Redação ArtmedComo deve ser a atuação do farmacêutico na Atenção Primária
Hoje, mais de 150 milhões de brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso à atendimento médico. O sistema é baseado em um modelo saúde-doença-cuidado, de forma que seus serviços abrangem todas as necessidades do indivíduo em relação ao acompanhamento da sua saúde.
Por Redação ArtmedTabagismo: o impacto na vida dos brasileiros e como controlar
O tabagismo é uma doença decorrente da dependência à nicotina, substância presente no tabaco, matéria-prima do cigarro. A condição é listada na Classificação Internacional de Doenças (CID) como transtorno comportamental, uma vez que se enquadra nos critérios de abuso de substâncias psicoativas.
Por Redação ArtmedComo o fisioterapeuta pode contribuir na atenção primária
A atenção primária à saúde (APS) está no centro das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Além de serem responsáveis pelo diagnóstico e tratamento inicial, profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) coordenam iniciativas de prevenção nas comunidades. Nesse contexto, o fisioterapeuta está apto a integrar as equipes da APS.
Por Redação ArtmedLições do coronavírus: como a saúde no Brasil vai mudar
Há pouco mais de um ano, cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, publicaram um artigo que, se tivesse ganhado a devida atenção, poderia ter mudado os rumos da pandemia de coronavírus. Logo em seu primeiro parágrafo o estudo trazia a seguinte frase: “É altamente provável que surtos futuros de coronavírus se originem de morcegos, e há uma probabilidade maior de que isso ocorra na China”.
Por Redação Artmed