Entrevista com presidente da ABRAFIN: “Pacientes merecem profissionais em dia com as informações”
Como deve ser a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar
Os centros hospitalares têm buscado ampliar a frente de cuidados destinados às necessidades biopsicossociais dos pacientes internados. Essa atenção exige a presença de uma equipe multidisciplinar, capaz de enxergar as peculiaridades de cada caso e adotar as melhores estratégias em conjunto. Considerando o contexto e os impactos da internação sobre o organismo, a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar ganha ainda mais relevância.
Por Redação ArtmedComo o fisioterapeuta pode contribuir na atenção primária
A atenção primária à saúde (APS) está no centro das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Além de serem responsáveis pelo diagnóstico e tratamento inicial, profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) coordenam iniciativas de prevenção nas comunidades. Nesse contexto, o fisioterapeuta está apto a integrar as equipes da APS.
Por Redação ArtmedFisioterapeuta: entenda os parâmetros assistenciais da jornada de trabalho
Ainda que seja uma ciência milenar, apenas no século 20 a fisioterapia se consolidou como profissão – impulsionada por lesões causadas nos fronts das duas guerras mundiais. Em sua origem está essencialmente a necessidade de reabilitação dos pacientes pelo fisioterapeuta.
Por Redação ArtmedFisioterapia laboral: saiba mais sobre as oportunidades e desafios do segmento
A incidência de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) em trabalhadores brasileiros cresceu entre 2007 e 2016. O aumento no número de casos nesse período foi de 184%, de acordo com o Ministério da Saúde. Como consequência, ocorreu uma maior procura por profissionais de fisioterapia laboral nas empresas.
Por Redação ArtmedAtendimento domiciliar: oportunidades para fisioterapeutas
O atendimento domiciliar é um ramo que está avançando no mercado de fisioterapia. Também conhecido como home care, o modelo tem a comodidade como principal benefício. O paciente recebe um tratamento especializado por parte do fisioterapeuta sem sair de casa. Além disso, o profissional pode dispensar a montagem de uma estrutura fixa.
Por Redação ArtmedHumanização na saúde: entenda a importância para a fisioterapia
A humanização na saúde surge por meio da necessidade em tornar o ambiente hospitalar menos impessoal, uma consequência trazida pelo avanço da tecnologia. O porquê é simples: a inserção dos adventos tecnológicos na rotina assistencial fez com que as relações entre o profissional e o paciente ficassem cada vez mais distantes e mecanizadas.
Por Redação Artmed