Fisioterapia em UTI: como elaborar indicadores para a gestão da assistência
Fraqueza muscular adquirida em UTI: causas, avaliação e estratégias de reabilitação
A identificação de indivíduos com maior risco de desenvolver fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI), conhecida em inglês como ICU-acquired weakness (ICU-AW), representa um desafio significativo para a equipe multiprofis
Por Thiago DippCardiointensivismo: por que a área é promissora para fisioterapeutas
Entre o começo do ano e meados de maio, cerca de 155 mil brasileiros foram a óbito em decorrência de doenças cardiovasculares. Mesmo se tratando da principal causa de mortes no país, e dos esforços para conter o problema, o Ministério da Saúde calcula um aumento de até 250% nas ocorrências até 2040.
Por Redação ArtmedPROFISIO Terapia Intensiva traz atualizações sobre aspiração traqueal
A ventilação mecânica (VM) é uma das principais ferramentas à disposição do fisioterapeuta para o tratamento de pacientes graves – principalmente indivíduos com insuficiência respiratória aguda. Entre os procedimentos envolvidos na VM estão a aspiração traqueal e os índices preditivos de desmame. Para aplicação de ambos, é fundamental haver cautela e qualificação dos profissionais, já que eventuais erros podem provocar graves consequências.
Por Redação ArtmedNovo ciclo do PROFISIO Terapia Intensiva aborda a segurança do paciente
A segurança do paciente, infelizmente, ainda não é realidade no cotidiano dos serviços de saúde brasileiros. Na fisioterapia, o assunto se restringe à redução do risco de quedas e de úlceras por pressão. Ainda que não haja um consenso, a proteção do paciente envolve outros aspectos, como a correta prescrição e administração de medicações.
Por Redação ArtmedCapacitação e educação em saúde: a formação do fisioterapeuta intensivista
A formação do fisioterapeuta intensivista é uma das ações primordiais junto à consolidação da fisioterapia e da própria promoção da saúde. No Brasil, a literatura sobre o tema ainda é escassa. Entretanto, é possível identificar uma série de avanços nos aspectos técnicos e científicos, principalmente aqueles relacionados aos recursos em fisioterapia cardiorrespiratória.
Por Redação Artmed