O que o profissional de saúde precisa saber sobre pré-diabetes e diabetes
Rastreio do diabetes mellitus: existe evidência para solicitar glicemia de jejum em pacientes assintomáticos?
O diabetes melito – ou diabetes mellitus – tipo 2 (DM2) é uma doença crônica altamente prevalente, caracterizada por graus variáveis de resistência e deficiência insulínica, resultando em hiperglicemia e dano macro e microvascular, sendo causa líder de mortalidade, morbidade e incapacidade nos Estados Unidos. O diabetes é a principal causa de insuficiência renal e de novos casos de cegueira, sendo o diagnóstico e tratamento em fases iniciais da doença primordiais para a prevenção de desfechos (1,2).
Por Diane MoreiraA nutrição como aliada na prevenção da diabetes
Conforme a 9ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation, a IDF, publicado em 2019, existem 463 milhões de adultos com diabetes mundo afora. O número, que por si só já chama atenção, carrega um indicador ainda mais preocupante: mais da metade dos adultos não são diagnosticados. Já a publicação Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 aponta que, em 2045, serão 628,6 milhões de diabéticos no planeta.
Por Redação ArtmedVocê sabe identificar os sinais da pré-diabetes em seus pacientes?
Antes de o diabetes se instalar de forma definitiva, existe uma janela de oportunidade de diagnóstico chamada pré-diabetes. Ela se caracteriza por ser uma situação em que já há alteração da glicose no sangue, mas não de forma significativa a ponto de ser considerado diabetes. A única forma de diagnosticar a pré-diabetes é através do exame de sangue.
Por Redação Artmed