Você sabe identificar os sinais da pré-diabetes em seus pacientes?
O que o profissional de saúde precisa saber sobre pré-diabetes e diabetes
O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. Atinge proporções epidêmicas, com estimativa de 425 milhões de pessoas diabéticas mundialmente. A hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade. A classificação do DM baseia-se em sua etiologia. Os fatores causais dos principais tipos de DM – genéticos, biológicos e ambientais – ainda não são completamente conhecidos.1
Por Natássia PinhoRastreio do diabetes mellitus: existe evidência para solicitar glicemia de jejum em pacientes assintomáticos?
O diabetes melito – ou diabetes mellitus – tipo 2 (DM2) é uma doença crônica altamente prevalente, caracterizada por graus variáveis de resistência e deficiência insulínica, resultando em hiperglicemia e dano macro e microvascular, sendo causa líder de mortalidade, morbidade e incapacidade nos Estados Unidos. O diabetes é a principal causa de insuficiência renal e de novos casos de cegueira, sendo o diagnóstico e tratamento em fases iniciais da doença primordiais para a prevenção de desfechos (1,2).
Por Diane Moreira