Osteoporose: quais exercícios físicos devo indicar aos portadores da doença?
Como identificar depressão na terceira idade
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) , o Brasil é o segundo país com maior taxa de depressão, com 9,3% da população sofrendo com a doença. Com o aumento da expectativa de vida – de 2017 a 2018, houve um salto de 3 meses e 4 dias, alcançando 76,3 anos –, há mais idosos desenvolvendo quadros depressivos.
Por Redação ArtmedAtividades físicas para terceira idade: profissionais tem boa oportunidade ao focar nesse público
Em 2050, uma em cada três pessoas no Brasil será idosa. A perspectiva é da Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado impressiona e traz uma série de desafios. Com mais anos de vida, as pessoas precisam encontrar maneiras de viver melhor. O cenário abre oportunidades para empreendedores dispostos a investir em estruturas destinadas a atividade física para idosos e promotoras de saúde especializada nessa faixa etária.
Por Redação ArtmedComo deve ser a busca pelo envelhecimento saudável
Nos últimos tempos, cremes anti-idade e tratamentos rejuvenescedores, como pílulas e hormônios do crescimento, vêm sendo comercializados mundo afora de maneira indiscriminada. São produtos que prometem retardar os efeitos do envelhecimento, seja na pele, na memória ou mesmo no próprio desempenho físico. É evidente, no entanto, que essas soluções milagrosas não buscam exatamente proporcionar melhor saúde à terceira idade – até porque envelhecer faz parte do processo natural da vida.
Por Redação ArtmedTerceira idade: 4 dicas para uma alimentação saudável
Envelhecer é um processo natural. Não se trata de nenhuma novidade. O que muda de pessoa para pessoa, no entanto, são os diferentes ritmos deste processo. Enquanto alguns indivíduos de 60 anos sentem os sintomas como dores na coluna e nos joelhos ou lapsos de memória, outros na casa dos 80 anos experimentam uma vida superativa.
Por Redação Artmed