Psicoterapia: o que você precisa saber sobre a primeira consulta
Como a perimenopausa favorece o desenvolvimento da depressão
Em geral, a perimenopausa causa estresse ao organismo feminino. A fase que antecede a menopausa surge por volta dos 45 anos de idade e provoca desequilíbrio nos níveis de estrogênios e progesterona. Como resultado, podem surgir diversos incômodos, tais como: dores de cabeça, problemas urinários, calor, suores noturnos e distúrbios do sono, diminuição da libido, irritabilidade, hipertensão e vertigens.
Por Redação ArtmedComo identificar os sintomas de esquizofrenia e antecipar o tratamento
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquizofrenia afeta 1% da população com idade entre 15 e 35 anos. Para minimizar esse quadro e controlar os efeitos da doença, um dos mais severos entre os transtornos mentais, é preciso superar o desafio de identificar os sintomas de esquizofrenia antes de seu desencadeamento.
Por Redação ArtmedComo funcionam os Programas de Residência para carreira de médico psiquiatra
A Residência Médica em Psiquiatria está entre as especialidades mais procuradas no Brasil. Em 2017, por exemplo, 4,1% dos residentes do país cursaram a especialização para se tornarem um médico psiquiatra. O dado está na última edição do ranking Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2018.
Por Redação ArtmedEletroestimulação transcraniana direta: mudanças duradouras na atividade neuronal
A eletroestimulação transcraniana direta foi desenvolvida, inicialmente, para tratar lesões cerebrais – de forma não-invasiva – a fim de reaver capacidades cognitivas. Além disso, a neuroestimulação suave e contínua também tem sido capaz de reverter quadros de dor crônica, estabilizar o mal de Parkinson e a fibromialgia. Mas é no campo psiquiátrico que a técnica amplia seu potencial.
Por Redação ArtmedTratamentos para esquizofrenia: estudo brasileiro indica medicação mais adequada a cada paciente
Como quase todas as abordagens psiquiátricas, os tratamentos para esquizofrenia de ordem farmacológica são baseados no método de tentativa e erro. O caráter aleatório dessa abordagem apresenta alguns riscos inerentes. Não raro, o prejuízo ao quadro do paciente pode se estender durante meses até que a dose e o tipo da medicação sejam acertados.
Por Redação ArtmedCetamina e as novas perspectivas para transtornos depressivos
O Transtorno Depressivo Resistente (TDR) é um desafio frequente na Psiquiatria. Ao longo do tempo, diversas alternativas para o tratamento da doença têm sido propostas com respostas interessantes. Nesse cenário, a cetamina está se configurando como uma possibilidade de terapia com resultados importantes, sendo alvo de vários estudos clínicos e pré-clínicos nos últimos anos.
Por Redação Artmed