Saúde da família: como identificar e acompanhar demandas para atenção domiciliar
Medicina de família e comunidade: a interprofissionalidade no SUS
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia da Saúde e da Família (ESF) caracteriza-se como um modo de organizar a atenção básica, também denominada Atenção Primária à Saúde (APS). A dinâmica se destaca como a principal porta de entrada da comunidade junto ao sistema público.
Por Redação ArtmedComo tratar crianças com Covid-19 na atenção primária
O Brasil está entre os países com maiores índices de óbitos de crianças por conta da Covid-19. Entre o começo da pandemia e abril de 2021, foram registradas mais de 2 mil mortes meninos e meninas com idade inferior a nove anos. Desse total, 1,3 mil vidas perdidas foram de bebês com até 12 meses.
Por Redação ArtmedSaúde da criança: como diagnosticar e tratar precocemente alergias respiratórias
Cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia. Entre elas estão a rinite alérgica, uma das mais frequentes, respondendo por 25% de prevalência; e a asma, que atinge 20% da população infantil e adolescente no Brasil. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por Redação ArtmedMonitoramento e avaliação são as principais estratégias para qualidade da atenção básica
No Brasil, como em qualquer país, as políticas públicas de saúde são criadas com base nas principais demandas do setor. Na atenção básica, conhecida como a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), não é diferente. Vem daí a necessidade de monitoramento e avaliação (MA) dos indicadores de qualidade dos serviços. A gestão de estratégias, como a saúde da família, também depende de parâmetros colhidos pelos atores envolvidos na assistência.
Por Redação ArtmedEntenda a importância da atividade física no serviço de atenção básica
A prática de atividade física é o que ajuda a prevenir doenças e a melhorar a qualidade de vida dos que chegam à rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, há diversos programas governamentais nessa área.
Por Redação ArtmedAtenção à saúde no domicílio: um desafio à prática segura
A demanda por melhorias na qualidade da atenção e cuidado integral à saúde, além do envelhecimento da população associada à transição epidemiológica que vem ocorrendo no país, têm fortalecido estratégias, mecanismos e práticas inovadoras de cuidado em saúde com destaque para o surgimento de formas de cuidar próximas ao domicílio (BRASIL, 2012). Daí a importância da atenção domiciliar à saúde.
Por Colunista Secad