Saúde mental de crianças e adolescentes: efeitos da pandemia
Saúde mental: atuação do enfermeiro na equipe multidisciplinar
Como citar este artigo: Rubim, L. B & Pinho, N. N. de (2022, 26 jul.). Saúde mental: atuação do enfermeiro na equipe multidisciplinar. Blog Artmed.
Por Letícia BotelhoSaúde mental: como atender idosos vítimas de violência
O número de agressões contra a população da terceira idade cresceu significativamente durante a pandemia. As denúncias, por exemplo, registraram aumento de 59% entre março e junho de 2020, quando mais de 25 mil acusações de violência contra idosos foram registradas em todo Brasil.
Por Redação ArtmedSaúde mental: como trabalhar o luto em crianças
De maneira geral, a perda de pessoas próximas é um processo que costuma ser negado. Quando envolve crianças, essa negação acaba por privá-las de experimentar o luto, algo fundamental para superá-lo. A psicologia considera importante viver a ausência, para que não restem traumas futuros atrelados à inibição de sentimentos. Nesse contexto, deve-se considerar que a morte, para meninos e meninas, pode levar à interrupção de sonhos, expectativas e projetos de vida.
Por Redação ArtmedSaúde mental: saiba mais sobre a TCC no tratamento de condições psicossomáticas
Transtornos psicossomáticos são sintomas físicos causados ou agravados por instabilidade emocional. Tais indícios provocam danos orgânicos que, muitas vezes, perduram por décadas, prejudicando a qualidade de vida do paciente. Nesse contexto, o objetivo da psicoterapia é reduzir o processo de somatização que manifesta sentimentos de conflitos e angústias.
Por Redação ArtmedVazio existencial: sintoma de depressão pode levar à ideação suicida
Não restam dúvidas de que as tecnologias digitais estão entre as revoluções do século 21. Principalmente pelo impacto que provocam nas relações sociais e de consumo. Ainda que muitas pessoas encarem o contexto de serviços, entretenimento e trabalho virtuais como um enorme facilitador, para outras isso pode se revelar um tormento.
Por Redação ArtmedTerapia comportamental dialética: como a ressignificação pode tratar transtornos de alto risco
O conceito de dialética refere-se à contraposição de ideias. Não à toa, trata-se de uma das vertentes básicas da filosofia, em sua essência. Na psicoterapia, esse caminho para o conhecimento é aplicado na terapia comportamental dialética (DBT). A técnica, baseada em evidências, propõe a aceitação e a ressignificação da realidade por meio do treinamento de habilidades comportamentais.
Por Redação Artmed