Veja aqui conteúdos anteriores do PROCARDIOL
Mulher atleta é foco de atualização de diretriz da SBC
Não há dúvida que atividades esportivas promovem a saúde e o bem-estar de qualquer indivíduo. Mas é importante, também, considerar que elas podem provocar mudanças físicas em quem se dedica a uma rotina de exercícios. Esse aspecto, inclusive, precisa ser levado em consideração na análise dos resultados de exames aplicados em mulheres – pois podem acarretar em alterações no diagnóstico.
Por Redação ArtmedSaiba identificar as particularidades dos sintomas de infarto feminino
No Brasil, uma em cada cinco mulheres tem risco de sofrer um infarto. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Além disso, mulheres infartadas têm 50% mais chances de falecer do que os homens acometidos pelo mesmo problema. Por isso, médicos devem estar atentos aos sintomas de infarto feminino.
Por Redação ArtmedAtualizações sobre cardiopatia isquêmica sugerem ponderação na indicação da revascularização
A cardiologia é uma das áreas da medicina que mais se transformou ao longo dos anos. Além de ter um grande volume de estudos e diretrizes a seu respeito, a velocidade com que as novidades são incluídas na prática clínica desafia médicos cardiologistas quanto à atualização profissional. A revascularização é um dos procedimentos mais afetados.
Por Redação ArtmedNovo ciclo do PROCARDIOL traz atualizações sobre bradiarritmia e anticoagulação em fibrilação atrial
O setor de saúde está em constante atualização, com a chegada de novas técnicas, terapias e medicamentos. Daí a importância de os profissionais se manterem alinhados ao que há de mais moderno em suas áreas. Nesse sentido, o Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad) preparou mais um ciclo do Programa de Atualização em Cardiologia (PROCARDIOL) ao lado da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Por Redação ArtmedComo contornar comorbidades em pacientes com insuficiência cardíaca
A cada ano, cerca de 50 mil pessoas morrem por conta de complicações cardíacas no Brasil. O dado é de um estudo de 2015 publicado na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O trabalho aponta a insuficiência cardíaca (IC) como uma “nova epidemia”, provocando um problema de saúde pública, pois trata-se de uma das principais causas de internação hospitalar de adultos no país.
Por Redação ArtmedDoença de Chagas é um dos assuntos em novo ciclo do PROCARDIOL
Apesar dos registros endêmicos na América do Sul, os casos de Doença de Chagas (DCh) se espalharam pelo mundo. No Brasil, o número de casos não ultrapassou 200 registros por ano entre 2000 e 2010. Entretanto, de 2010 a 2017, os casos da Doença de Chagas na forma aguda quase dobraram, chegando a 350 ocorrências anuais, de acordo com o Ministério da Saúde.
Por Redação Artmed