Veja aqui conteúdos anteriores do PRORN
Cuidados de pediatria na abordagem de bebês prematuros
A cada ano, nascem cerca de 30 milhões de bebês prematuros (antes de 37 semanas ou com baixo peso) em todo o mundo. É o que revela um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018.
Por Redação ArtmedAleitamento materno e sexualidade: assunto tabu tem impacto direto na saúde do recém-nascido
Os benefícios do aleitamento materno para o bebê são indiscutíveis. Até os seis meses de idade, como se sabe, a alimentação deve ser feita exclusivamente com o leite da mãe. A medida previne doenças e fortalece o sistema imunológico da criança. Já para a lactante, o aleitamento auxilia na perda de peso após a gravidez, reduz os riscos de anemia e hemorragia pós-parto e ainda protege contra câncer de mama e ovários. Apesar dessas e de outras vantagens, muitas mães interrompem a amamentação natural antes do tempo.
Por Redação ArtmedNascimento Seguro: pediatras apresentam novas diretrizes
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou no dia 23 de abril um documento científico que estabelece condutas para o nascimento seguro de bebês no país. De acordo com o texto, o objetivo é “alinhar conceitos de organização e sistematização da assistência perinatal e traçar diretrizes que resultem em práticas clínicas potencialmente melhores na atenção neonatal.” A publicação, que pode ser acessada por todos no site da SBP, também será enviada por e-mail aos profissionais da área.
Por Redação ArtmedSinais de dor desafiam diagnóstico em recém-nascidos
Para os pais, um dos momentos mais aguardados após o nascimento do bebê é acompanhar os primeiros movimentos, expressões e, até mesmo, o choro. Para eles, pode parecer encantador os movimentos ainda trêmulos e a expressão facial contraída nos primeiros instantes de vida. Mas especialistas sabem que esses sinais podem esconder a traumática dor do recém-nascido.
Por Redação ArtmedMedicina Neonatal: conhecimentos fundamentais para reduzir a mortalidade de recém-nascidos
As taxas de mortalidade em neonatologia precoce estão em queda no Brasil. Entre 1997 e 2012, o percentual de óbitos de recém-nascidos até o sexto dia de vida caiu 33%. Já a mortalidade neonatal tardia, registrada entre o 7º e o 28º dia, recuou 21% no período. Os dados são de uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em conjunto com outras instituições.
Por Redação ArtmedArritmia cardíaca: alteração silenciosa em recém-nascidos
Ao contrário do que muita gente imagina, bebês saudáveis podem apresentar arritmia cardíaca logo em seus primeiros dias de vida. E nem sempre o diagnóstico é simples. Isso porque bebês costumam ter batimento cardíaco acelerado por natureza, o que dificulta a detecção de alterações de ritmo ou de frequência.
Por Redação Artmed