Acreditações hospitalares: entenda o papel das UTIs na conquista do selo
Choosing Wisely: conceito otimiza recursos na prática clínica
O Mapa Assistencial publicado recentemente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revela aumento de 6,4% de exames complementares entre 2018 e 2019. Edições anteriores do estudo apontavam o Brasil com índices de realização de ressonâncias magnéticas superiores até mesmo aos de países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inclusive os Estados Unidos.
Por Redação ArtmedMédico intensivista: por dentro da nova formação
A medicina intensiva é uma área relativamente nova no Brasil, reconhecida como especialidade apenas em 2002. Desde então, apenas 2% dos médicos brasileiros completaram a formação nesse campo. Com a pandemia da Covid-19, a expansão no número de pacientes críticos e da demanda por tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI), a falta de profissionais especializados no segmento ganhou destaque.
Por Redação ArtmedVentilação mecânica: a importância dos respiradores no combate ao coronavírus
Em meio à pandemia da Covid-19, a demanda por respiradores disparou mundo afora. A ventilação mecânica é fundamental no tratamento dos casos mais graves de infecção pelo novo coronavírus, quando os pacientes apresentam dificuldades respiratórias. Existem no Brasil cerca de 65 mil aparelhos.
Por Redação ArtmedMedicina intensiva: tendências da inovação tecnológica em UTI
Forrest Bird, aviador americano que lutou na Segunda Guerra Mundial, salvou incontáveis vidas ao inventar o primeiro respirador moderno. A inovação tecnológica, chamada de Bird Mark 7, foi criada em 1964 e é utilizada até hoje em hospitais públicos do Brasil. Ela reduziu a mortalidade global de recém-nascidos de 70% para 10% e foi o primeiro passo para a criação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Por Redação ArtmedMá distribuição de leitos resulta em elevado número de transferências de pacientes
O transporte hospitalar de pacientes caracteriza-se como um dos principais desafios dos médicos intensivistas. No Brasil, é comum as transferências serem motivadas pela má distribuição de leitos de UTIs entre cidades e estados. Trata-se, afinal, de um problema histórico.
Por Redação ArtmedEventos adversos graves: saiba como identificar e reduzir a incidência
Os eventos adversos compreendem incidentes danosos e indesejados durante o cuidado ao paciente. Ainda que sejam intrínsecos a qualquer serviço de saúde, médicos intensivistas precisam estar bem atentos: das 63.933 complicações registradas no Brasil entre junho de 2014 e 2016, 60% delas ocorreram nos setores de Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Urgência/Emergência.
Por Redação Artmed