Medicina intensiva: tendências da inovação tecnológica em UTI

Choosing Wisely: conceito otimiza recursos na prática clínica
O Mapa Assistencial publicado recentemente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revela aumento de 6,4% de exames complementares entre 2018 e 2019. Edições anteriores do estudo apontavam o Brasil com índices de realização de ressonâncias magnéticas superiores até mesmo aos de países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inclusive os Estados Unidos.
Por Redação ArtmedMédico intensivista: por dentro da nova formação
A medicina intensiva é uma área relativamente nova no Brasil, reconhecida como especialidade apenas em 2002. Desde então, apenas 2% dos médicos brasileiros completaram a formação nesse campo. Com a pandemia da Covid-19, a expansão no número de pacientes críticos e da demanda por tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI), a falta de profissionais especializados no segmento ganhou destaque.
Por Redação ArtmedVentilação mecânica: a importância dos respiradores no combate ao coronavírus
Em meio à pandemia da Covid-19, a demanda por respiradores disparou mundo afora. A ventilação mecânica é fundamental no tratamento dos casos mais graves de infecção pelo novo coronavírus, quando os pacientes apresentam dificuldades respiratórias. Existem no Brasil cerca de 65 mil aparelhos.
Por Redação ArtmedMá distribuição de leitos resulta em elevado número de transferências de pacientes
O transporte hospitalar de pacientes caracteriza-se como um dos principais desafios dos médicos intensivistas. No Brasil, é comum as transferências serem motivadas pela má distribuição de leitos de UTIs entre cidades e estados. Trata-se, afinal, de um problema histórico.
Por Redação ArtmedAcreditações hospitalares: entenda o papel das UTIs na conquista do selo
Não é novidade dizer que a qualidade deve ser fator imperativo nos procedimentos realizados pelas intuições de saúde. Nessa busca pela melhoria dos processos, as acreditações hospitalares são fundamentais. Esse selo é um reconhecimento formal que assegura a credibilidade dos hospitais e a segurança nos métodos de gestão.
Por Redação ArtmedEventos adversos graves: saiba como identificar e reduzir a incidência
Os eventos adversos compreendem incidentes danosos e indesejados durante o cuidado ao paciente. Ainda que sejam intrínsecos a qualquer serviço de saúde, médicos intensivistas precisam estar bem atentos: das 63.933 complicações registradas no Brasil entre junho de 2014 e 2016, 60% delas ocorreram nos setores de Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Urgência/Emergência.
Por Redação Artmed