O MAIOR ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL

Artmed

O MAIOR ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL

Artmed
  • Home
  • Conteúdos
  • Artmed disponibiliza conteúdos de apoio para profissionais da saúde mental em situações emergenciais

Artmed disponibiliza conteúdos de apoio para profissionais da saúde mental em situações emergenciais

Desde o início de maio, o Rio Grande do Sul tem enfrentado grandes enchentes decorrentes do volume de chuvas que atingiu a região. As inundações têm causado estragos em diversos municípios do estado, resultando em muitas vítimas, incluindo mortos, desaparecidos, desabrigados e feridos.   

Diante dessa situação emergencial, é importante que os profissionais da saúde mental estejam preparados para lidar com as consequências emocionais das enchentes. Nesse sentido, a Artmed selecionou
materiais de apoio
com o objetivo de fornecer recursos e orientações para que esses profissionais possam oferecer
assistência adequada às vítimas afetadas.

Entre os materiais, está a gravação da live sobre
Atendimento Psicológico Emergencial
promovida pela Artmed no dia 8 de maio, sob mediação da Dra. Carmem Beatriz Neufeld.

Confira abaixo: 

 Artigos e capítulos de livros  

Vídeos   

Canais de apoio  

  • SOS Rio Grande do Sul

É o canal de cadastro da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul destinado àqueles profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios atingidos pelas enchentes. Ao se inscrever, o profissional da saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela SES para a gestão dos municípios e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
Confira aqui!

  • Atendimento on-line gratuito da SBPDEPA

Com o objetivo de auxiliar as pessoas atingidas e os profissionais que atuam no resgate das vítimas, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA) desenvolveu um projeto de atendimento gratuito online para as vítimas da enchente e para os profissionais que atuam no resgate das vítimas.

Atualmente, são cerca de 130 profissionais atuando no atendimento online e mais de 60 pessoas que já estão se beneficiando deste serviço. Os encaminhamentos são direcionados para Vera Hartmann, pelo telefone (51) 991135950.