Avaliação psicológica obrigatória: 3 cirurgias eletivas que psicólogos devem estar atentos
Gastroplastia endoscópica vertical: conheça o potencial terapêutico do procedimento
O número de cirurgias bariátricas cresceu 85% no Brasil entre 2011 e 2018. O país já é o segundo no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Enquanto são realizados cerca de 300 mil procedimentos ao ano em solo americano, no Brasil são aproximadamente 100 mil cirurgias anuais. A obesidade e outras doenças metabólicas, como a diabetes tipo 2, são os principais fatores de eleição para o tratamento. Outro procedimento que vem ganhando espaço para o tratamento de doenças metabólicas é a gastroplastia endoscópica vertical (GEV).
Por Redação ArtmedComo aplicar a terapia cognitivo-comportamental no tratamento da obesidade
A Organização Mundial as Saúde (OMS) classifica a obesidade como um problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 20% da população é considerada obesa, sendo que outros 55,7% estão com sobrepeso. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), referente a 2018.
Por Redação ArtmedO papel da enfermagem na cirurgia bariátrica
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a quantidade de cirurgias de redução de estômago cresceu 84,73% entre 2011 e 2018. Só em 2018, por exemplo, foram realizadas 63.969 cirurgias bariátricas – sendo 49.521 por planos de saúde, 11.402 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 3.046 particulares. Números assim acendem um alerta para os cuidados com esse tipo de procedimento, que vão além da ação dos médicos cirurgiões.
Por Redação ArtmedCirurgia bariátrica: gastrectomia vertical é opção de menor risco para super obesos
A recente curva de crescimento da obesidade no Brasil acendeu um sinal de alerta no Ministério da Saúde. Os dados mais recentes apontam que em 2016 um em cada cinco brasileiros (ou 20% da população) era obeso – estágio em que a pessoa tem índice de massa acima de 30 kg/m2. Nessa conjuntura, a cirurgia bariátrica desponta como alternativa a quem precisa reduzir o acúmulo excessivo de gordura corporal.
Por Redação Artmed