Como aplicar a TCC no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo
Stahl, principal referência da Psicofarmacologia, apresenta novos conceitos no tratamento de transtornos mentais
Inovações no campo da Neurobiologia e a perspectiva de avanços no tratamento de transtornos psiquiátricos foram os temas da palestra “O futuro da Psicofarmacologia: novos produtos no pipeline”. A apresentação do psiquiatra americano Stephen Stahl aconteceu durante o lançamento do aplicativo Artmed +Rápida PSI, em um evento online e gratuito promovido pela Artmed. O webinar “Saúde mental na era digital: tomada de decisão ágil e precisa no tratamento dos transtornos mentais” ocorreu no dia 1º de dezembro de 2020 e teve apoio do Brazilian Institute of Practical Pharmacology (BIPP) e do Neuroscience Education Institute (NEI).
Por Redação ArtmedTranstornos mentais na infância e adolescência: tentativas de suicídio elevam número de internações no Brasil
Nos últimos anos, campanhas de conscientização como o Setembro Amarelo tem despertado a atenção da população à saúde mental. Isso inclui, evidentemente, crianças e adolescentes. Assuntos como suicídio, cujos índices crescem a cada ano no Brasil, ganharam prioridade nos atendimentos psiquiátricos para o público mais jovem. A estratégia é reflexo do aumento de internações por transtornos mentais na infância e adolescência, impulsionado por ideações suicidas entre esse público.
Por Redação ArtmedTranstornos mentais: intervenção precoce como ferramenta de prevenção
Pessoas acometidas por transtornos mentais sofrem a vida toda com estigmas, o que acaba prejudicando a busca pelo tratamento ou, ainda, a sua aceitação enquanto portador da doença. Por essa razão, é preciso elaborar estratégias que permitam a interferência antecipada dos profissionais de saúde mental, visando reduzir a incidência dessas enfermidades.
Por Redação ArtmedMassacres escolares e saúde mental: qual a relação?
Massacres escolares como o ocorrido na escola do município de Suzano, Raul Brasil, em março de 2019 ou em outras escolas americanas – o massacre de Columbine, por exemplo, em um passado não tão longínquo – aumentam a pressão da população sobre as autoridades de saúde, segurança e educação com o propósito de avaliar criteriosamente os riscos das diversas formas de violência grave. Em situações agudas, a análise de ameaças, assassinatos em massa e posterior suicídio concentram-se em processos de pensamento e ações de adolescentes que apresentam ameaça de violência, a fim de ponderar em que medida o adolescente progrediu de pensamentos para ações.
Por Redação ArtmedFarmacogenética pode otimizar prescrições em transtornos mentais
Não é segredo que a psiquiatria baseia a administração de fármacos em tentativa e erro. Isso acontece porque cada paciente reage de maneiras distintas a cada tratamento. Trata-se de uma questão genética. Afinal, é ela quem determina a metabolização de medicamentos, que muitas vezes só começam a ter efeito após a oitava semana de tratamento. Mas um novo teste de farmacogenética pode estar prestes a otimizar esse tempo de resposta.
Por Redação Artmed