Transtornos de personalidade: principais características dos 10 tipos
Comportamentos peculiares que desestabilizam a qualidade de vida podem ser sinal de que o paciente tem transtornos de personalidade. Mas nem todos os dez tipos existentes são amplamente conhecidos pelos psicólogos e psiquiatras. Isso, obviamente, acaba dificultando o diagnóstico.
Como quem sofre desses problemas raramente procura ajuda, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos para encaminhar ao atendimento especializado. Em geral, essas pessoas vão ao consultório por alguma comorbidade, como
depressão
,
insônia
ou
ansiedade
. Além disso, o tema ainda é
considerado um tabu na sociedade
.
Em comum, os transtornos têm traços de comportamentos mal adaptados, que envolvem a cognição e a afetividade. “Isso se traduz em problemas no relacionamento interpessoal e no controle dos impulsos”, explica o psiquiatra Antônio Nardi. Tais padrões exacerbados e inflexíveis de agir e pensar acompanham o paciente por toda a vida, com maior ou menor intensidade de sintomas.
Confira, a seguir, as características de cada um dos transtornos de personalidade, que se dividem em três grupos conforme o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais):
Grupo A – transtornos excêntricos ou estranho
Transtorno de Personalidade Paranoide
Desconfiança é a palavra-chave do transtorno de personalidade paranoide. A pessoa suspeita de que todos estão tentando prejudicá-la de alguma forma. Isso pode ocasionar comportamentos hostis.
Transtorno de Personalidade Esquizoide
O desinteresse pelo outro é a tônica do transtorno de personalidade esquizoide. “Preferem estar sós e não expressam afetividade ou preocupação com outras pessoas”, comenta Nardi. A consequência é o isolamento social.
Transtorno de Personalidade Esquizotípica
Crenças estranhas e comportamentos excêntricos. O paciente com transtorno de personalidade esquizotípica apresenta distanciamento afetivo e comportamento nitidamente peculiar. Tem traços semelhantes à esquizofrenia.
Grupo B – transtornos mais dramáticos ou emocionais
Transtorno de Personalidade Antissocial
Falsidade e manipulação em prol de si mesmo são sintomas típicos de quem tem
transtorno de personalidade antissocial
. “Não sentem culpa e não aprendem com os próprios erros. Mesmo que mate alguém, não vai sentir remorso e pode fazer de novo”, pondera Nardi.
Transtorno de Personalidade Histriônica
Necessidade de chamar atenção para si é um traço importante do transtorno de personalidade histriônica. Comumente, a pessoa faz isso de forma dramática, provocadora ou sedutora.
Transtorno de Personalidade Borderline
O borderline se caracteriza pela forte desregulação emocional. “Os relacionamentos são muito intensos e instáveis. Eles têm uma sensação crônica de rejeição”, explica Nardi. Entre os transtornos de personalidade, o borderline (ou limítrofe) é um dos mais conhecidos.
Transtorno de Personalidade Narcisista
Uma ideia exagerada sobre suas próprias qualidades é característica de quem tem transtorno de personalidade narcisista. A pessoa sente necessidade constante de admiração, não tem empatia e carrega a crença de que os outros o invejam.