Três orientações para ajudar alguém com comportamento suicida
Manejo do comportamento suicida: o que todo profissional da saúde precisa saber
Como citar este artigo: Rodrigues, W. S. & Neufeld, C. B. (2022, 26 set). Manejo do comportamento suicida: o que todo profissional da saúde precisa saber. Blog do Secad. Link
Por Willian RodriguesConheça as novas diretrizes para manejo do comportamento suicida
O suicídio é considerado um problema de saúde pública global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano 800 mil pessoas tiram a própria vida. A psiquiatria, entretanto, é capaz de perceber sinais de comportamento suicida e intervir rapidamente, oferecendo tratamento correto e evitando o ato autolesivo.
Por Redação ArtmedTranstornos mentais na infância e adolescência: tentativas de suicídio elevam número de internações no Brasil
Nos últimos anos, campanhas de conscientização como o Setembro Amarelo tem despertado a atenção da população à saúde mental. Isso inclui, evidentemente, crianças e adolescentes. Assuntos como suicídio, cujos índices crescem a cada ano no Brasil, ganharam prioridade nos atendimentos psiquiátricos para o público mais jovem. A estratégia é reflexo do aumento de internações por transtornos mentais na infância e adolescência, impulsionado por ideações suicidas entre esse público.
Por Redação Artmed[Vídeo] Suicídio: abordagem conjunta auxilia na prevenção
A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo. A imprensa costuma tratar esse assunto com parcimônia, exceto quando envolve casos de pessoas famosas. A razão por trás dessa cautela é o receio de haver um efeito-contágio. As notícias costumam evidenciar os motivos que levam ao fato, mas pouco abordam os casos como uma questão urgente de saúde.
Por Redação Artmed