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Artmed lança curso "TCC para Ansiedade” com Judith Beck

Após o sucesso do curso de “
TCC dos Transtornos da Personalidade
”, resultado da parceria entre o Beck Institute e a Artmed, está sendo lançada a continuação da trilha de conhecimentos em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O curso de “
TCC para Ansiedade com Judith Beck
” contará com encontros ao vivo com a filha de Aaron Beck, além de outros profissionais-referência do instituto. 

A formação é voltada para profissionais que desejam desenvolver as suas técnicas em TCC aplicadas aos transtornos de ansiedade para evoluir no tratamento de seus clientes. Ao todo, serão
sete semanas de aulas que iniciam no dia 26 de fevereiro de 2025
. Após a conclusão do curso, os alunos receberão um certificado internacional de participação, assinado pelo Beck Institute e pela Artmed. 

A Artmed é o maior ecossistema de educação em saúde da América Latina, com mais de 50 anos de tradição editorial. Nesse período, consolidou parcerias com os principais nomes da saúde, grandes instituições e sociedades cientificas. O curso promovido junto ao Instituto Beck é fruto da autoridade da Artmed em saúde mental. 

Como será o curso com Judith Beck 

Por meio de palestras, demonstrações de dramatização e discussões clínicas, o curso abordará os fundamentos da TCC para transtornos como ansiedade generalizada, pânico, ansiedade social e transtorno obsessivo-compulsivo. Ministrado pela Dra. Judith Beck e pelo corpo docente especialista do Beck Institute, especialmente pela Dra. Melissa Magaro e Dra. Francine Broder, o programa se concentra no modelo cognitivo de ansiedade e em estratégias práticas para o tratamento dos transtornos. 

O curso é 100% digital, permitindo mais autonomia e liberdade aos profissionais e respeitando a rotina clínica dos alunos. A programação também inclui encontros ao vivo com os professores, com tradução simultânea em português – o momento ideal para se capacitar diretamente com as referências do Beck Institute. 

Os participantes aprenderão a conceituar clientes que lutam contra a ansiedade, planejar o tratamento com base nas conceituações individualizadas e desenvolver um relacionamento terapêutico eficaz com clientes com alta ansiedade. Assim, os alunos poderão encontrar maneiras de diminuir os sintomas fisiológicos da ansiedade e aumentar o comportamento funcional. 

Também serão desenvolvidas as habilidades no uso de estratégias cognitivas e comportamentais baseadas em evidências. Dessa forma, o profissional poderá ajudar seus pacientes a identificar e responder de forma adaptativa aos principais pensamentos e crenças ansiosas, além de: 

  • reestruturar cognições inúteis e interpretações errôneas catastróficas; 
  • desenvolver hierarquias de exposição; 
  • construir tolerância a sintomas; 
  • eliminar comportamentos de segurança; 
  • aumentar a tolerância à incerteza; 
  • reduzir obsessões, compulsões e evitação.  

Esta oportunidade exclusiva é o único curso do Brasil sobre TCC para ansiedade ministrado pela referência mundial no tema, Dra. Judith Beck. 

Quais serão as habilidades específicas desenvolvidas 

  • Identificar maneiras de adaptar estratégias de relacionamento terapêutico com clientes com transtornos de ansiedade; 
  • Descrever maneiras de aumentar a motivação em clientes com dificuldades de ansiedade; 
  • Definir os componentes do modelo cognitivo de ansiedade; 
  • Descrever a estrutura das sessões de TCC para transtornos de ansiedade; 
  • Descrever como conceituar apresentações clínicas individuais de acordo com o modelo cognitivo de ansiedade; 
  • Desenvolver planos de tratamento para abordar transtornos de ansiedade a partir da conceituação do caso; 
  • Descrever maneiras de normalizar e construir tolerância para sintomas ansiosos; 
  • Usar técnicas de reestruturação cognitiva; 
  • Usar técnicas de exposição in vivo e imaginária; 
  • Ensinar os clientes a implementar técnicas de regulação de afeto; 
  • Usar técnicas de prevenção de resposta; 
  • Explicar como reduzir comportamentos de segurança; 
  • Diminuir a evitação do cliente e aumentar a aceitação da incerteza; 
  • Descrever como tratar apresentações clínicas ansiosas específicas; 
  • Identificar e conceituar o TAG a partir de uma perspectiva de terapia cognitivo-comportamental; 
  • Demonstrar estratégias de tratamento específicas no tratamento de TAG; 
  • Identificar e conceituar transtorno de ansiedade social a partir de uma perspectiva de terapia cognitivo-comportamental; 
  • Demonstrar estratégias de tratamento específicas no tratamento de transtorno de ansiedade social; 
  • Identificar e conceituar transtorno de pânico a partir de uma perspectiva de terapia cognitivo-comportamental; 
  • Demonstrar estratégias de tratamento específicas no tratamento de transtorno de pânico; 
  • Identificar e conceituar TOC a partir de uma perspectiva de terapia cognitivo-comportamental; 
  • Demonstrar estratégias de tratamento específicas no tratamento de TOC. 

Como este curso contribuir para a carreira em saúde mental 

Após a conclusão do curso com sucesso, o aluno receberá um certificado internacional, assinado pelo Beck Institute e pela Artmed. Esta é uma comprovação de que o profissional realizou uma formação de excelência, conferindo maior autoridade e destaque à sua prática. 

Além disso, este curso é um dos pré-requisitos para a certificação Beck Institute CBT Certified Clinician (BICBT-CC), uma das mais respeitadas e desejadas certificações em todo o mundo. Os alunos poderão contar ainda com o apoio da Artmed durante a sua jornada de certificação.  

Conheça os professores do curso: nomes internacionais  

Judith Beck, PhD
 

Presidente do Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy, uma organização sem fins lucrativos que atua como recurso líder global em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Cognitiva Orientada à Recuperação (CT-R), conduzindo pesquisas sobre a eficácia do treinamento em TCC. 

Professora clínica de Psicologia em Psiquiatria na Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, onde ensina TCC para residentes psiquiátricos. Dra. Beck divide seu tempo entre administração, supervisão e ensino, trabalho clínico, desenvolvimento curricular, pesquisa e redação. Foi consultora de vários estudos do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), desenvolveu escalas de avaliação amplamente adotadas para crianças e adolescentes e fez centenas de apresentações nacionais e internacionais sobre diversas aplicações da TCC.  

Escreveu mais de 100 artigos e capítulos, bem como livros, apostilas e panfletos para profissionais e não profissionais, incluindo "Terapia cognitiva para problemas desafiadores: o que fazer quando o básico não funciona" e "Terapia cognitivo-comportamental: princípios básicos e além", que integra princípios e intervenções de CT-R na TCC. Também escreveu extensivamente sobre uma abordagem cognitivo-comportamental para controle de peso. Dra. Beck mantém um número de casos na clínica interna do Instituto Beck, no subúrbio de Filadélfia, tratando clientes que enfrentam uma série de desafios. 

Melissa Magaro, PhD 
 

Doutora em Psicologia Clínica pela University of California, Los Angeles (UCLA). Na UCLA, treinou com a Dra. Michelle Craske na avaliação e tratamento de transtornos emocionais, com ênfase em transtornos de ansiedade. Concluiu um estágio pré-doutoral de um ano no UCLA Counseling and Psychological Services (CAPS) e depois uma bolsa de pós-doutorado de um ano especializada em tratamento baseado em evidências para doenças mentais graves no West Los Angeles VA Medical Center. Amplo treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e tratamentos baseados em exposição. Membro do corpo docente adjunto do Beck Institute e clínica certificada em TCC do Beck Institute, diplomada pela Academy of Cognitive and Behavioral Therapies, bem como certificada pelo Conselho em Psicologia Comportamental e Cognitiva. Além disso, atua como Professora Clínica Assistente no Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais da Escola de Medicina David Geffen da UCLA. Especialista em tratamento baseado em evidências de ansiedade (pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade de saúde, preocupação generalizada, ansiedade social e fobias), além de transtornos de humor e insônia. Interesse particular na transição do desenvolvimento para a vida adulta, bem como preocupações perinatais e a transição para a paternidade. Fornece treinamento em TCC para estagiários e profissionais de saúde mental e atua como supervisora e instrutora de TCC para organizações, tanto nacionais quanto internacionais, como parte de seu compromisso em aumentar a disseminação da TCC de alta qualidade.  

Francine Broder, PsyD

Psicóloga clínica licenciada pelo Beck Institute, onde fornece tratamento de TCC para adultos e adolescentes mais velhos com uma ampla gama de condições de saúde mental e problemas apresentados. Experiência no tratamento de depressão, ansiedade, alimentação desordenada, obesidade, suicídio e gerenciamento de condições médicas crônicas. Doutora em Psicologia Clínica pelo Philadelphia College of Osteopathic Medicine, onde recebeu o prêmio de Advocacia, Liderança e Serviço. Concluiu seu estágio pré-doutoral no Philadelphia Veterans Affairs Medical Center e sua residência pós-doutoral no Beck Institute. Além de suas funções clínicas, também ensina, supervisiona e oferece consultoria sobre a prática da TCC, ajudando clínicos novatos e experientes a aumentar sua competência clínica. Teve estudos publicadas sobre os tópicos de transtornos alimentares, obesidade, transtornos de personalidade, prevenção de suicídio, entre outros. 

Sobre os organizadores do curso  

Artmed
 

A Artmed é o maior ecossistema de educação em saúde do Brasil. Há mais de 50 anos, publica as principais referências bibliográficas em saúde mental e é referência na produção de programas de educação continuada e cursos digitais, criados em parceria com grandes instituições científicas. 

Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy
 

Organização sem fins lucrativos que atua como recurso líder global em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Cognitiva Orientada à Recuperação (CT-R), conduzindo pesquisas sobre a eficácia do treinamento em TCC.