Comunicação efetiva e segurança do paciente durante a COVID-19: reflexões da equipe de enfermagem
Coronofobia: quando o medo da Covid-19 se torna o vilão da saúde mental
Como citar este artigo: Rodrigues, W. S., & Neufeld, C. B. (2022, 7 abr). Coronofobia: quando o medo da Covid-19 se torna o vilão da saúde mental. Blog Artmed. https://artmed.com.br/artigos/coronofobia-quando-o-medo-da-covid-19-se-torna-o-vilao-da-saude-mental
Por Willian RodriguesCovid-19: como diagnosticar reinfecções
Além do marco negativo de mais de 400 mil mortes por Covid-19, abril também foi impactado pela divulgação do primeiro óbito por reinfecção de coronavírus no Brasil. A vítima foi um homem de 39 anos infectado por variantes diferentes num intervalo de três meses e 11 dias.
Por Redação ArtmedComo abordar o impacto da pandemia na saúde mental de mulheres
Biologicamente, a mulher pode apresentar alterações de humor motivadas por questões hormonais. Socialmente, as emoções padecem diante de cobranças estéticas, em relacionamentos afetivos ou mesmo pela desigualdade imposta pelo mercado de trabalho. Logo, é comum entre o público feminino haver sobrecarga causada por agentes estressores – o que se intensificou em meio à pandemia.
Por Redação ArtmedSaúde mental no Brasil: o que esperar no pós-pandemia
A pandemia de Covid-19 completou um ano em março. Diferentes setores aproveitaram o marco para fazer um balanço de suas respectivas áreas. Na saúde mental, por exemplo, é possível perceber um aumento considerável nos casos de ansiedade, depressão e burnout – especialmente entre profissionais da linha de frente.
Por Redação ArtmedCovid-19: como as mutações do coronavírus impactam na vacinação
Juntamente da segunda onda da pandemia de Covid-19, no fim de 2020, surgiram mutações do novo coronavírus. Cientistas acreditam, no entanto, que algumas delas remontem a muito antes disso, em abril, um dos picos iniciais da crise sanitária.
Por Redação ArtmedSegunda onda de Covid-19 no Brasil: entenda o aumento de casos
Até novembro de 2020, a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) atingiu a marca de mais de seis milhões de casos no Brasil. Desse total, desde o início da crise, mais de 170 mil morreram em razão da covid-19. Também em novembro, pesquisadores brasileiros emitiram uma nota técnica alertando para o que seria uma segunda onda da doença. Segundo os especialistas, essa nova onda deve ser ainda mais grave do que a primeira – quando ocorriam mais de mil óbitos por dia.
Por Redação Artmed