Veterinária: como tratar hérnia inguinal em cães
Conheça os principais efeitos colaterais do cio canino
É comum cadelas apresentarem mudanças comportamentais durante a vida. Em algumas épocas, as fêmeas podem estar mais estressadas; em outras, calmas. Tais variações devem-se às alterações hormonais de cada período. A agitação extrema, por exemplo, pode sinalizar o começo do ciclo reprodutivo, e tomar conhecimento sobre a fase em que o animal está é fundamental para sanar dúvidas e ajudar o paciente veterinário.
Por Letícia BotelhoVeterinária: três doenças comuns em animais de estimação
É comum que cães e gatos apresentem febre, vômito ou diarreia num dia, no outro, os sintomas desaparecem. Quando eles voltam, no entanto, podem revelar doenças que exigem atenção redobrada. Por isso, é importante conhecer as principais enfermidades veterinárias envolvendo pets.
Por Redação ArtmedVeterinária: como tratar gripe canina
No inverno e nas estações mais chuvosas, é normal que alguns cães fiquem gripados. Mesmo que não se trate de uma enfermidade respiratória grave, é importante tomar certos cuidados, já que a doença pode evoluir e exigir um quadro de maior atenção se não for tratado adequadamente.
Por Redação ArtmedVeterinária: acupuntura como tratamento para doenças
A acupuntura é uma técnica milenar da medicina chinesa. Investigações arqueológicas apontam o uso de artefatos pontiagudos com fins terapêuticos ainda no período neolítico, há mais de 7 mil anos. O principal objetivo da prática é liberar neuropeptídeos em diferentes locais do corpo – tratam-se de substâncias químicas produzidas pelas células cerebrais.
Por Redação ArtmedComo prevenir infecção por Covid-19 em animais
No fim de março, um gato foi a óbito após complicações causadas por Covid-19 em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Não foi a primeira vez que houve contágio do novo coronavírus em animais. No Brasil mesmo já haviam sido registrados casos em felinos e cães, chegando a onze contaminados até fevereiro.
Por Redação ArtmedSintomas de intoxicação alimentar em animais: como tratar
Entre 1980 e 2006, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT-RS) registrou 10,4 mil casos de intoxicação alimentar em animais. Desse total, 72% envolveram cães e 80% das ocorrências se deram em animais domésticos. Eventos assim estão relacionados a diversos fatores, como alteração metabólica, apetite seletivo e a maior atração ao alimento humano.
Por Redação Artmed