Conheça os medicamentos à base de canabidiol disponíveis no Brasil
Quais são os principais medicamentos utilizados em UTIs?
A pandemia do novo coronavírus evidenciou a carência de profissionais capacitados para compor as equipes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Brasil. Tanto que muitos enfermeiros e técnicos de enfermagem foram remanejados às pressas para esse setor, em razão do avanço da Covid-19. A migração exige que eles dediquem atenção redobrada aos métodos de preparo e aplicação de medicamentos em UTIs.
Por Redação ArtmedRivaroxabana e aspirina: indicações de prevenção para doenças cardiovasculares
A artroscopia de membros inferiores, como substituição de joelho e quadril, é um procedimento invasivo com alta propensão ao tromboembolismo. Isso acontece em função da estagnação do sangue venoso (estase), além do risco de lesão endotelial e hipercoagulabilidade.
Por Redação ArtmedO que você precisa saber sobre plano de gerenciamento de resíduos em farmácia
Em junho de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução estabelecendo regras de boas práticas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Entre outros segmentos, a diretriz afeta a rotina de farmácias, drogarias e até mesmo distribuidoras de medicamentos.
Por Redação ArtmedImpressora 3D pode ser aliada na produção de medicamentos
Assim como os hábitos da sociedade mudam com o passar do tempo, muitas doenças também são sujeitas a transformações. Por isso, a indústria farmacêutica procura valer-se de novas tecnologias (como impressora 3D) a fim de melhorar a adesão aos fármacos. Prova disso são os medicamentos personalizados. São remédios voltados à individualização de seus componentes, atendendo assim a características específicas de cada paciente.
Por Redação ArtmedDescarte de medicamentos também é responsabilidade do farmacêutico
O uso racional de fármacos não se refere apenas à automedicação. Esse tema inclui, por exemplo, o correto descarte de medicamentos. E o farmacêutico exerce uma função importante na tarefa de orientar os pacientes sobre isso.
Por Redação ArtmedFarmácia clínica: escore de risco otimiza o trabalho de farmacêuticos
Ainda considerada uma novidade no Brasil, a farmácia clínica vem garantindo seu espaço em diversas instituições e provado a importância de sua participação nas equipes de saúde. Desde 2004, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Saúde que homologou a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, houve um notável progresso nessa área. Entre algumas funções atribuídas aos farmacêuticos pelo documento estão o monitoramento e avaliação da farmacoterapia.
Por Redação Artmed