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Professor da Artmed Luis Augusto Rohde fala sobre o prêmio Ruane Prize

Reconhecido internacionalmente por suas contribuições à psiquiatria infantil e ao estudo do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o psiquiatra 
Luis Augusto Rohde
 acaba de conquistar o 
Ruane Prize for Outstanding Achievement in Child and Adolescent Psychiatric Research
, principal prêmio mundial em pesquisa sobre saúde mental de crianças e adolescentes, concedido pela 
Brain & Behavior Research Foundation (BBRF)
.  
É a primeira vez que um pesquisador da América Latina recebe a honraria, o que marca um avanço histórico para a ciência brasileira.
 

“Esse prêmio reconhece que é possível fazer ciência de alta qualidade, comparável àquela dos países desenvolvidos, na América Latina. É o reconhecimento da nossa capacidade de gerar impacto real no bem-estar e na saúde mental de crianças e adolescentes”
, afirma Rohde. 

Com mais de 
30 anos de carreira dedicados ao TDAH e à psiquiatria do desenvolvimento
, Rohde destaca que o segredo do progresso científico é a colaboração e a formação de novos talentos.  

Ao longo das últimas décadas, seu trabalho envolveu 
parcerias com grupos de excelência
, como o de genética molecular da UFRGS, o grupo de saúde longitudinal coordenado por 
César Victora
, e o 
Instituto de Psiquiatria do Desenvolvimento
 da USP, em colaboração com 
Eurípedes Miguel
 — de onde surgiram pesquisas pioneiras sobre o TDAH de início tardio e a neurociência populacional. 

Entre os resultados mais relevantes, Rohde cita descobertas genéticas que ajudam a prever a resposta ao tratamento com metilfenidato e evidências de que 
as diferenças de prevalência do TDAH entre países
 estão ligadas a fatores metodológicos, e não culturais.  Outra contribuição foi a criação de uma 
calculadora de risco clínico
, que auxilia médicos e famílias a prever a evolução do TDAH ao longo da vida. 

Durante a cerimônia do 
International Award Dinner
, realizada no 
Lincoln Center
, em Nova York, o pesquisador apresentou também estudos recentes que influenciam diretamente 
políticas públicas
, como o impacto do TDAH na segurança no trânsito e pesquisas sobre 
acomodações acadêmicas
, como o tempo extra em provas do Enem e vestibulares. 

Da pesquisa à prática: o curso de TDAH da Artmed

Rohde coordena o 
curso de pós-graduação em TDAH da Artmed
, que reflete essa trajetória de integração entre ciência e prática clínica. 

“Quase 95% das aulas e todas as webconferências são conduzidas por mim. É um diálogo direto com o aluno, sem intermediações. Traduzo ali o que aprendi em mais de três décadas de pesquisa e atendimento a mais de 3.000 pacientes com TDAH”,
 explica. 

O curso é voltado a 
médicos, psicólogos, educadores, fonoaudiólogos e psicopedagogos
, e percorre desde os fundamentos teóricos — etiologia, neurobiologia, manifestações clínicas — até o manejo terapêutico e intervenções educacionais. Duas vezes por mês, os alunos participam de encontros interativos para discutir casos reais e aprofundar o aprendizado. 

“Hoje, temos uma geração mais aberta a compreender o TDAH, mas ainda existe muito estigma e desinformação. Menos da metade dos vídeos sobre o tema nas redes sociais refletem informações corretas. Por isso, é essencial investir em formação de qualidade”, 
reforça o professor. 

Uma mensagem para os novos pesquisadores

Para quem está começando na ciência, Rohde deixa um conselho que ecoa sua própria trajetória: 

“Busquem formação científica sólida, escolham temas que despertem curiosidade e prazer, e construam parcerias multidisciplinares desde cedo. É isso que transforma perguntas em descobertas que realmente mudam vidas.”