Normativas para nutrição enteral garantem plano alimentar de qualidade
5 práticas fundamentais da fisioterapia no envelhecimento
O envelhecimento biológico provoca desestabilização gradual. Diante de sobrecargas, as reservas de proteína diminuem, desacelerando também a produção de colágeno, massa muscular, hemoglobina e hormônios. Os sinais são diretos: o corpo está perdendo equilíbrio homeostático.
Por Redação ArtmedTransição nutricional revela problemas sócio-econômicos no Brasil
O envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida são mudanças associadas ao padrão de vida mais urbano e industrializado das últimas décadas. Vivendo melhor, as pessoas tendem a comer melhor. A essa modificação no padrão alimentar atribui-se o conceito de transição nutricional.
Por Redação ArtmedAtualização em Psicologia: saiba o que profissionais renomados pensam sobre isso
Para entendermos melhor como a atualização profissional reflete na área da Saúde, conversamos sobre o assunto com representantes das sociedades científicas parceiras do Secad. Veja o que profissionais renomados entendem como imprescindível no aprimoramento dos psicólogos brasileiros e quais são as tendências do mercado.
Por Redação ArtmedFixação de cateter enteral em paciente com queimadura de face
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como exposição a chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, substâncias químicas, radiação ou eletricidade) capazes de danificar os tecidos corporais em variados graus e extensões (LEAO, 2011). Aí que entra a importância da fixação do Cateter Enteral em pacientes com queimadura.
Por Colunista SecadA importância do mindset – e da atualização – na medicina de emergência
A complexidade do atendimento de emergência requer do profissional um raciocínio aguçado e uma atitude rápida. O desafio é conciliar as duas coisas – aliar as competências técnicas com a rapidez que as intervenções exigem. Do contrário, o encaminhamento desordenado pode gerar retrabalho com procedimentos e gastos desnecessários, aumentando o risco para o paciente.
Por Redação ArtmedSíndrome de Burnout e diversidade sexual são destaques de programa de atualização profissional
Conviver diariamente com a vida e a morte não é tarefa fácil. A tensão provocada pela rotina instável e as extensas cargas de trabalho tornam a síndrome de burnout cada vez mais frequente entre profissionais da saúde. Além da fragilidade provocada por conta do ambiente, os profissionais têm de lidar diariamente com o sofrimento pessoal e familiar de pacientes. Com isso, muitas vezes, acabam negando seu próprio desgaste.
Por Redação Artmed