Obesidade: como criar um plano de exercícios físicos voltado ao emagrecimento
Gastroplastia endoscópica vertical: conheça o potencial terapêutico do procedimento
O número de cirurgias bariátricas cresceu 85% no Brasil entre 2011 e 2018. O país já é o segundo no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Enquanto são realizados cerca de 300 mil procedimentos ao ano em solo americano, no Brasil são aproximadamente 100 mil cirurgias anuais. A obesidade e outras doenças metabólicas, como a diabetes tipo 2, são os principais fatores de eleição para o tratamento. Outro procedimento que vem ganhando espaço para o tratamento de doenças metabólicas é a gastroplastia endoscópica vertical (GEV).
Por Redação ArtmedComo aplicar a terapia cognitivo-comportamental no tratamento da obesidade
A Organização Mundial as Saúde (OMS) classifica a obesidade como um problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 20% da população é considerada obesa, sendo que outros 55,7% estão com sobrepeso. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), referente a 2018.
Por Redação ArtmedPor que a qualificação profissional do nutricionista é crucial no combate à obesidade
O excesso de peso é um dos fatores que mais influenciam na diminuição da qualidade de vida e no surgimento de doenças, exigindo cada vez mais a qualificação profissional de quem lida diretamente com isso: o nutricionista.
Por Redação ArtmedComo a falta de atividade física na adolescência pode afetar a vida adulta
A cada dez adolescentes no mundo, oito não praticam atividades físicas com a frequência e a intensidade recomendadas para suas faixas etárias. A conclusão é de um estudo divulgado em meados de 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Diante desse cenário, a ONU lançou através da Organização Mundial da Saúde (OMS) um plano para aumentar em 15% a prática de exercícios físicos até 2030. A estratégia principal é encorajar governos a estimularem a prática de atividades físicas em espaços públicos como parques e praias.
Por Redação ArtmedObesidade pode ser responsável por causar danos cerebrais
Não é novidade que pacientes obesos têm mais tendência a desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Agora, novas pesquisas apontam uma relação entre obesidade e danos cerebrais. Os estudos demonstram falha na regulação do apetite como principal dano ao cérebro. Como resultado, indivíduos obesos apresentam perda de memória, propensão à doença de Alzheimer e deficiência cognitiva.
Por Redação ArtmedDois terços de alimentos industrializados não são saudáveis, diz estudo
O Índice de Acesso Global à Nutrição, divulgado recentemente pela Fundação de Acesso à Nutrição, aumentou o alerta quanto ao perigo dos alimentos industrializados. De acordo com a pesquisa, que analisou mais de 23 mil produtos, entre achocolatados, refrigerantes, sucos em pó, salgadinhos, biscoitos recheados e congelados, dois terços deles não são considerados saudáveis.
Por Redação Artmed