Os deveres do farmacêutico no campo da oncologia
Farmácia: a atuação em oncologia e elaboração de medicação quimioterápica
No Brasil, o câncer é a segunda maior causa de mortes por enfermidades, superada apenas pelas doenças cardiovasculares. A previsão é de que nos próximos dez anos o país registre um aumento de 42% nos casos oncológicos. O indicador é ainda mais alto que o verificado na última década, quando a elevação foi de 28%, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer divulgados pela Sociedade Brasileira de Oncologia (SBO).
Por Laura HastenteufelConheça o papel da psico-oncologia no tratamento do câncer
Área ainda pouco explorada no Brasil, a psico-oncologia tem o objetivo de atender às necessidades psicossociais de pacientes oncológicos e de seus grupos de apoio. O foco não está na compreensão dos comportamentos e processos mentais intrínsecos ao indivíduo, como acontece na psicologia, mas na aceitação e adaptação à realidade imposta pela doença. Sua proposta, em essência, é melhorar a qualidade de vida do paciente, dos familiares e dos cuidadores durante todas as fases de tratamento.
Por Redação ArtmedHipercalcemia em pacientes oncológicos: como tratar
Os cânceres de próstata, de mama e de pulmão estão entre as neoplasias mais comuns no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É nessas enfermidades que a hipercalcemia mais se manifesta. A condição diz respeito ao excesso de cálcio no sangue e acomete cerca de 30% dos pacientes oncológicos – e, por isso, acaba sendo um dos principais indicadores para o diagnóstico de malignidades.
Por Redação ArtmedComo realizar diagnóstico diferencial de mieloma múltiplo
O diagnóstico precoce é a melhor estratégia para a maioria das enfermidades. Entre os cânceres, ter a identificação da malignidade ainda no início dos sintomas resulta na qualidade da sobrevida do paciente. Cânceres hematológicos se enquadram nesse raciocínio. Em especial, o mieloma múltiplo, potencialmente grave e incurável. O diagnóstico diferencial, nesse caso, é o método de referência para identificar o tumor.
Por Redação ArtmedAtividades físicas no tratamento oncológico: benefícios e cuidados
O câncer está entre as principais causas de morte no mundo, atrás apenas do acidente vascular cerebral (AVC) e das cardiopatias. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma em cada seis mortes no planeta acontecem em decorrência da doença, que em 2018 levou 9,6 milhões de pessoas a óbito.
Por Redação ArtmedConheça as atribuições do enfermeiro na pesquisa clínica
A pesquisa clínica caracteriza-se por ser uma investigação científica. Sua função primordial é avaliar a segurança e a eficácia de fármacos, medicamentos ou vacinas. É por meio dela, por exemplo, que se descobrem novas maneiras de prevenir, detectar e tratar doenças. Além disso, ela serve como ponto de partida para a descoberta de alternativas terapêuticas.
Por Redação Artmed