Por que o farmacêutico é estratégico na vigilância sanitária
Dezembro Laranja: como o farmacêutico deve orientar o uso de protetor solar
O câncer de pele é o tumor com maior incidência no Brasil, representando 30% de todos os diagnósticos oncológicos do país. A exposição ao sol e o uso inadequado do protetor solar são as principais causas da doença, o que explica estados como o Rio de Janeiro (que tem praias e radiação solar praticamente o ano inteiro) representar 13,9% do total de casos.
Por Redação ArtmedNovo ciclo do PROFARMA traz orientações sobre manejo de diabetes e farmacoterapia na artrite
Em 2018, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), organizou um rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus. A pesquisa demonstrou uma prevalência de 18,4% de glicemia elevada na população analisada. Significa que um em cada cinco brasileiros sem diagnóstico prévio pode ter diabetes mellitus.
Por Redação ArtmedSetor farmacêutico aposta em inovação para conquistar mercado
Ainda que pairem dúvidas sobre a retomada do desenvolvimento econômico brasileiro, o mercado farmacêutico mantém sua aposta no valor da pesquisa e desenvolvimento (P&D). De acordo com o ranking Inovação Brasil 2018, elaborado pelo jornal Valor Econômico com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o setor farmacêutico é o segundo mais inovador do país, atrás apenas do mercado de bens e consumo.
Por Redação ArtmedComo elaborar estratégias de assistência farmacêutica no SUS
Considerada um grande desafio aos profissionais da área e gestores, a assistência farmacêutica é uma parte estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas atividades são voltadas para proporcionar melhorias no acesso e uso dos medicamentos, incluindo intervenções a níveis de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação.
Por Redação ArtmedReceita médica: o que o farmacêutico clínico deve saber
A receita médica é um item que aparece diariamente na rotina de farmacêuticos clínicos. O documento indica o medicamento e a posologia da terapia escolhida para tratar o paciente.
Por Redação ArtmedCuidados dos farmacêuticos na prescrição de suplementos alimentares
De ácidos graxos a Whey Protein, o consumo de suplementos alimentares no mercado brasileiro registrou um aumento consistente nos últimos anos. Entre 2010 e 2016, por exemplo, o faturamento do setor passou de R$ 637 milhões para R$ 1,49 bilhão – uma alta de 119%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri). A popularização desses produtos impacta diretamente o trabalho dos farmacêuticos.
Por Redação Artmed